Folha de S.Paulo

Montagem de Gabriel Villela discute medo a partir de Camus

- Amanda Ribeiro

Em “Estado de Sítio”, peça do francês Albert Camus, uma vila na Espanha é assolada por uma peste. Na época, os anos 1940, imperava no país a ditadura franquista, e a doença que amedrontav­a a população era o totalitari­smo.

Ser desprovido de sentimento­s que quer espalhar o caos pela vila, a peste é incorporad­a pelo ator Elias Andreato na montagem que Gabriel Villela estreia para o texto no Sesc Vila Mariana. Com Cláudio Fontana, Chico Carvalho e Cacá Toledo no elenco, “Estado de Sítio” estreia na quinta (8).

Na trama, que Villela encena de maneira a estabelece­r uma ponte com a situação política e social brasileira, a Peste institui um governo totalitári­o, no qual sua autoridade é garantida pela ameaça constante de morte dos insubordin­ados. Cria, então, um regime burocrátic­o e vazio, ao qual a população precisa se opor para garantir de volta a liberdade.

Este espetáculo é um dos quatro textos teatrais escritos por Albert Camus. Outro deles, “O Mal-Entendido”, teve montagem dirigida por Ivan Andrade —diretor-assistente de “A Peste— em julho no Sesc Pinheiros.

Sesc Vila Mariana - Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, região sul, tel. 50803000. Qui.: 21h. Estreia quinta (8). Até 16/12. Ingr.: R$ 12 a R$ 40.

 ?? João Caldas/Divulgação ?? O ator Nathan Milléo Gualda
João Caldas/Divulgação O ator Nathan Milléo Gualda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil