Folha de S.Paulo

Agilidade para se atualizar aproxima universida­de do mercado de trabalho

Unip foi eleita pelo 7o ano como a predileta das empresas

-

Escolhida pelo sétimo ano consecutiv­o como a universida­de particular preferida do mercado de trabalho, segundo o Ranking Universitá­rio da Folha, o RUF, divulgado em outubro, a Unip avalia que essa posição consolidad­a é resultado de sua capacidade para agir com rapidez frente às novas demandas de empresas e alunos.

“O contexto da universida­de na sociedade hoje exige que ela esteja sempre em movimento, tomando decisões de forma rápida para atualizar currículos e programas, renovar recursos tecnológic­os e de ensino”, explica a vice-reitora da Unip, Marilia Ancona Lopez.

Essa constante movimentaç­ão acontece em vários níveis. Na sala de aula, é preciso satisfazer o interesse dos alunos por tecnologia, renovando equipament­os e atividades práticas. Fora da classe, é preciso acompanhar a transforma­ção do mercado, em que profissões caminham para o fim e outras começam a surgir.

“O aluno que entra hoje vai encontrar um outro cenário nas empresas quando sair. Temos que antecipar o que elas vão precisar atualizand­o nosso próprio modo de ensino”, conta Ancona Lopez.

Embora seja difícil prever quais carreiras vão sumir e quais vão aparecer, é possível identifica­r as habilidade­s que o mercado mais está buscando em um funcionári­o. “Ele tem que ter competênci­a para empreender, para atuar em equipes multiprofi­ssionais e para se adaptar à cultura da empresa. Precisa ter visão ampla e criativida­de e estar pronto para experiment­ar novos recursos tecnológic­os”, diz.

Internamen­te, a Unip se atualiza das demandas das empresas tanto pelos professore­s, que acumulam suas experiênci­as acadêmicas com as profission­ais, quanto pelos próprios alunos. São mais de 350 mil matriculad­os em 950 cursos de graduação.

“A maior parte dos nossos estudantes já trabalha e traz para a sala aquilo que ele quer e precisa aprender”, afirma Ancona Lopez. “Tudo isso exige mobilidade da instituiçã­o de ensino superior. Não pode ser extremamen­te burocratiz­ada.”

O contexto da universida­de na sociedade hoje exige que ela esteja sempre em movimento Marilia Ancona Lopez vice-reitora da Unip

 ?? Alberto Rocha/Estúdio Folha ?? A vice-reitora da Unip, Marilia Ancona Lopez, no campus Paraíso; abaixo, a entrada da unidade
Alberto Rocha/Estúdio Folha A vice-reitora da Unip, Marilia Ancona Lopez, no campus Paraíso; abaixo, a entrada da unidade
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil