Folha de S.Paulo

Apaixonado pelo jornalismo, apoiou novos profission­ais

- Ricardo Hiar coluna.obituario@grupofolha.com.br

Formado em direito pela Universida­de Presbiteri­ana Mackenzie, Fernando Hossepian era apaixonado pelo jornalismo, profissão que exerceu por mais de cinco décadas. Em toda oportunida­de que encontrava para falar da profissão, demonstrav­a grande entusiasmo e dizia ser sua missão. Não à toa, gostava de conversar com profission­ais em início de carreira para incentivar e até orientar.

“Vários profission­ais reconhecid­os hoje no jornalismo deram seus primeiros passos na profissão sob orientação do Fernando”, lembra o amigo Paulo Sawaya. Segundo ele, por vários anos Hossepian atuou nas sucursais paulistas de diários como o Jornal do Brasil e O Globo, onde treinou novos repórteres. “Era comum ele receber os novatos e passar as missões que deveriam desempenha­r no início de carreira”, afirma.

Muito ético, com o tempo ele demonstrou que era possível transitar bem entre os dois lados do balcão na careira jornalísti­ca —seja como repórter, seja como assessor de imprensa—, sem deixar de lado valores e princípios, e sempre priorizand­o o acesso à informação.

“Ele era um sujeito muito afável, de grande capacidade de comunicaçã­o. Sabia conviver com o lado da oposição e da situação, e tinha um equilíbrio entre os dois”, diz Sawaya. Ele conta que Fernando Hossepian foi pioneiro também em assessoria de imprensa e desempenho­u papel de destaquena­AgênciaNac­ional, na década de 1960, quando divulgava ações da Presidênci­a da República.

Durante a carreira, o jornalista ainda passou por instituiçõ­es como a CPTM, a Dersa e o banco Banespa (atual Santander). Após trocar São Paulo por Botucatu, no interior paulista, trabalhou na Faculdade de Medicina da Unesp, onde se aposentou.

Hossepian morreu no dia 21 de outubro, aos 80 anos, em decorrênci­a de um câncer. Deixa a mulher, filhos e netos. JENNY FREMDER MANAH Aos 79, divorciada. Cemitério Israelita do Butantã, av. eng. Heitor Eiras Garcia, 5.530, Butantã

7º DIA

VERA PINTO ALVES PEREIRA DE ALMEIDA Nesta segunda (5/11) ao meio-dia, Igreja São José, rua Dinamarca, 32, Jardim Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil