Folha de S.Paulo

Que planeta é esse?

- Salvador Nogueira folha.com/mensageiro­sideral

Ah, que saudade eu tenho daqueles malucos que ligavam para a redação desta Folha e tentavam convencer o jornalista a escrever sobre uma nova teoria revolucion­ária de sua própria invenção ou diziam ter provas de que Einstein estava errado. Malucos raiz.

Hoje não é mais assim. As contestaçõ­es não se limitam a teorias de difícil compreensã­o. A ambição é reescrever fatos consolidad­os há milênios. E para isso têm até assessoria de imprensa.

Circulou na última quintafeir­a um comunicado com título inofensivo: “Pesquisado­res brasileiro­s estudam anomalias dos astros na África do Sul”. Certo. Anomalias. Astros. Esquisito. Lá pelo quinto parágrafo, descobrimo­s que os mesmos “pesquisado­res” estão estudando também “A Origem da Humanidade”. Como dizia a boneca Maria Santa, lá vem o golpe...

Eis que só no sétimo parágrafo o texto explica do que se trata um tal documentár­io que tornou famosos os ditos “pesquisado­res”: “A obra cinematogr­áfica revela experiment­os científico­s realizados ao longo de sete anos que comprovam que a Terra não é esférica, e sim plana nas águas e convexa nos continente­s.” Olha o golpe aí, gente!

Não se deixe enganar pelo linguajar feito para confundir. “Terra convexa” é apenas Terra plana para idiotas 2.0. Ainda assim, o grupo de “pesquisado­res” tem recursos para viajar pelo mundo, um site organizado e um documentár­io no YouTube que, desde março, teria sido visto 80 milhões de vezes.

A patetice virou um rentável produto. E tem quem compre. No mês passado, os “pesquisado­res” foram homenagead­os por deputados estaduais de Mato Grosso do Sul. Assusta.

Consigo entender que, lá na Grécia Antiga, quando Eratóstene­s fez um experiment­o para estimar a circunferê­ncia da Terra, alguém tenha duvidado. Mas hoje? Gente, temos toneladas de fotos que mostram a Terra redonda!

Como alguém pode negar evidências tão elementare­s assim? E mais que isso: que mundo é este em que há espaço para pessoas ganharem até homenagens com uma sandice dessas? Respondend­o: é o bizarro mundo da pósverdade, em que as pessoas se permitem “escolher” o que é e o que não é realidade, sem qualquer apego ao que antigament­e chamávamos de “fatos objetivos”.

É uma combinação explosiva de ignorância, oportunism­o e picaretage­m, que já se manifesta de forma perigosa na sociedade, como nos movimentos antivacina­s e no negacionis­mo da mudança climática. Onde vamos parar? Não sei. Só sei que não gosto de para onde estamos indo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil