Folha de S.Paulo

Sauditas enviaram químico para apagar provas de morte de jornalista, diz fonte

- AFP Fabrice Coffrini/AFP

A Arábia Saudita enviou dois especialis­tas à Turquia para apagar provas do assassinat­o do jornalista Jamal Khashoggi no consulado de seu país em Istambul no mês passado, disse nesta segunda (5) uma autoridade turca.

A fonte, que pediu anonimato, afirma que um químico e um especialis­ta em toxicologi­a foram à Turquia “com o único objetivo de apagar as provas do assassinat­o de Jamal Khashoggi antes que a polícia turca fosse autorizada a fazer buscas nas instalaçõe­s”, disse, segundo a agência de notícias AFP.

“O fato de uma equipe de ‘faxineiros’ ter sido enviada da Arábia Saudita nove dias após o assassinat­o sugere que os líderes sauditas estavam cientes da morte de Khashoggi”, acrescento­u.

Khashoggi foi morto em 2 de outubro no consulado da Arábia Saudita, em Istambul, por uma equipe enviada por Riad, uma morte que o presidente da Turquia disse que foi ordenada por “altos níveis” do governo saudita.

Segundo o Sabah, a partir de 12 de outubro, os dois especialis­tas, identifica­dos como Ahmed Abdulaziz al-Jonabi e Khaled Yahya al-Zahrani, visitaram regularmen­te o consulado por uma semana. Eles também apagaram todos os vestígios do assassinat­o na residência do cônsul.

Os dois homens, que de acordo com o jornal vieram com uma “equipe supostamen­te investigat­iva” composta por 11 pessoas, deixaram a Turquia em 20 de outubro.

Segundo o jornal, os investigad­ores turcos não tiveram acesso ao consulado ou à residência do cônsul até que o químico e o especialis­ta em toxicologi­a tivessem se livrado do corpo e apagado vestígios.

Também nesta segunda, a Arábia Saudita afirmou à ONU que a investigaç­ão do assassinat­o será “imparcial”. A promessa foi feita enquanto a situação dos direitos humanos na Arábia Saudita era examinada pela ONU em Genebra.

 ??  ?? Bandar al-Aiban, da comissão de direitos humanos saudita, em Genebra
Bandar al-Aiban, da comissão de direitos humanos saudita, em Genebra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil