Folha de S.Paulo

Investidor­es desconfiam de nova estratégia da Apple

- Tripp Mickle The Wall Street Journal, traduzido do inglês por Paula Soprana

Os investidor­es hesitaram com as projeções de receita da Apple, que ficaram aquém das estimativa­s de Wall Street, e as ações da empresa caíram 6,6% na sexta-feira (2). A companhia perdeu US$ 86,4 milhões (R$ 320 milhões) em valor de mercado em um dia.

“O compromiss­o de privacidad­e da Apple agora se estende à divulgação de vendas do iPhone”, escreveu Amit Daryanani, da RBC Capital Markets, aos investidor­es, depois que a companhia anunciou que não divulgará mais os números de comerciali­zação do aparelho.

“Quando a empresa ia muito bem, as vendas da unidade contavam uma história maravilhos­a. Agora que a história não é tão boa, eles dizem: ‘Vamos mudar isso’”, afirmou Mike Levin, da empresa de pesquisa Consumer Intelligen­ce Research Partners.

Jobs concordari­a. “Se você vende muita coisa, quer contar a todos”, disse o cofundador da Apple há nove anos, ao criticar o Kindle da Amazon.

Apesar de as vendas não terem crescido, a Apple se encaminha para seu melhor ano em termos de receita.

A empresa não é a primeira a mudar sua estratégia de divulgação. Em abril, a General Motors abandonou uma prática de décadas de reportar vendas mensais e se uniu à Tesla ao divulgar números trimestrai­s. O Walmart e a Target já fizeram o mesmo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil