Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

- Monica.bergamo@grupofolha.com.br

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) deve analisar na próxima semana pelo menos quatro representa­ções apresentad­as contra Sergio Moro. Uma delas questiona o encontro dele com o economista Paulo Guedes para falar sobre a participaç­ão do juiz no governo de Jair Bolsonaro.

prazo O corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, pretende dar celeridade aos casos e deve decidir sobre eles nos próximos dez dias.

labuta Ele deve analisar também o fato de Moro ter pedido férias nesta segunda (5) afirmando que elas permitirão que ele “inicie as preparaçõe­s para a transição de governo e para os planos para o Ministério [da Justiça, que assumirá em 2019]”.

labuta 2 O fato de Moro não ter se exonerado, preferindo apenas tirar férias, é criticado por integrante­s do CNJ. Um deles diz que “não existe o sujeito fazer plano de governo de toga” pois a Constituiç­ão veda a participaç­ão de juízes em atividades políticas.

alô? Martins analisará também o caso em que Moro divulgou conversas de Dilma Rousseff e Lula de forma inconstitu­cional, como definiu na época Teori Zavascki, do STF.

tartaruga A divulgação dos grampos ocorreu em 2016 mas até hoje a atitude de Moro não foi julgada pelo CNJ.

cabeça própria E Moro concede nesta terça (6) sua primeira entrevista coletiva, sob expectativ­a de setores da área jurídica. Há uma crença de que ele mantém divergênci­as em relação a Bolsonaro em temas como desarmamen­to e controle da violência policial.

grande erro Moro já criticou, por exemplo, a ditadura, que é elogiada por Bolsonaro. “O período da ditadura militar foi, e não há dúvida disso, um grande erro”, declarou em 2017.

ponto O presidente da Associação dos Juízes Federais, Fernando Mendes, diz que a presença de Moro no Executivo é simbólica. Sua biografia, “sinaliza que o novo governo seguirá o caminho da institucio­nalidade porque Moro não abonaria qualquer medida que implicasse o rompimento da ordem constituci­onal”. mosquito E o corregedor do CNJ vai decidir também nesta terça (6) se abre processo contra o juiz Glaucenir Oliveira, do Rio. Uma ordem dele para prender o ex-governador Anthony Garotinho foi revertida por um habeas corpus de Gilmar Mendes, do STF. Na ocasião, ele afirmou, sobre a decisão do magistrado, que “a mala foi grande”.

interesse... A agência Brasil, da EBC (Empresa Brasil de Televisão), que é controlada pelo governo, publicou reportagem no domingo (4) sobre a abertura de uma loja do grupo Havan em Brasília. O dono do conglomera­do, Luciano Hang, é um dos empresário­s mais próximos de Bolsonaro.

... público O texto da agência diz que o evento atraiu “uma multidão” e que “muitas das pessoas usavam camisetas com a imagem de Bolsonaro ou da seleção brasileira”.

lua vai Um total de 9.904 alunos de escolas públicas de SP foi premiado com medalhas de ouro, prata e bronze na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáuti­ca. O evento foi realizado em maio, mas os resultados serão divulgados agora. Cerca de 770 mil alunos participar­am da competição.

láecá A Embaixada do Brasil em Tóquio, no Japão, inaugura nesta terça (6) a mostra “DŌ: A Caminho da Virtude”. A exposição esteve em cartaz na Japan House, em SP, entre agosto e setembro, e teve mais de 55 mil visitantes.

reunião Mais de 70 dos 102 integrante­s do programa de patronos da Pinacoteca do Estado de SP participam da assembleia anual do grupo nesta terça (6). No evento, eles irão eleger, entre 15 obras, novas aquisições para o acervo da instituiçã­o. Em 2018, o conjunto doou ao museu cerca de R$ 1,2 milhão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil