Folha de S.Paulo

Com receio de Bolsonaro, Congresso muda o nome de intérprete de hino

- Monica.bergamo@grupofolha.com.br

O nome do tenor Jean William, que cantou o hino nacional na cerimônia dos 30 anos da Constituiç­ão, na terça (6), no Congresso Nacional, foi vetado na festa já que poderia desagradar ao presidente eleito, Jair Bolsonaro. O artista foi apresentad­o como Jean Silva.

linhas 2 A questão foi discutida pelos organizado­res, que ficaram com receio de que Bolsonaro ligasse o nome do artista ao do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). O parlamenta­r é desafeto do capitão reformado e já chegou a cuspir na cara dele.

surpresa O cantor, que se chama Jean William Silva, diz que não sabe por que não foi anunciado pelo nome que é conhecido. “Não recebi nenhuma informação, não sei dizer”, afirma.

praxe Segundo a assessoria de imprensa do Senado, a secretaria-geral da mesa, que encaminhou a cerimônia, “optou pela praxe de usar o primeiro e o último nomes de autoridade­s e convidados”.

praxe 2 Por ela, o cantor Roberto Carlos, por exemplo, poderia ser apresentad­o como Roberto Braga caso participas­se de algum evento do parlamento –o nome completo dele é Roberto Carlos Braga.

de novo Paulo Maluf voltou a ser internado, desta vez no hospital Sírio Libanês. Ele faria uma cirurgia na coluna. Mas ela foi adiada porque o ex-prefeito estava com broncopneu­monia.

vitrine O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) começa nesta semana a julgar os casos de juizes que se envolveram na campanha eleitoral. Houve caso até de uma magistrada que posou com uma camiseta de Bolsonaro nas redes sociais.

resposta O corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, já recebeu a defesa de quase todos eles. E decidirá, agora, se arquiva os casos ou se manda abrir investigaç­ão.

novo endereço No caso das reclamaçõe­s contra Sergio Moro, elas podem ser encaminhad­as para o Ministério Público Federal caso o juiz deixe a magistratu­ra antes de terem sido avaliadas pelo CNJ. O órgão não julga ex-magistrado­s.

lista O presidente da Associação Médica Brasileira, Lincoln Ferreira, enviou um texto para amigos afirmando que foi “procurado por diversos interlocut­ores para uma possível indicação ao Ministério da Saúde”.

nada certo Ele disse à coluna, no entanto, que não houve nenhum contato oficial e que mandou o texto porque começou a ser procurado para falar sobre o possível convite. “Não tem atropelo. É só pra esclarecer.”

mal... Uma carta escrita há 11 anos por Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SescSP, está circulando nas redes como se fosse um documento atual. Nela, Miranda critica um projeto do governo federal que “pretende rever a distribuiç­ão dos recursos do impropriam­ente chamado Sistema S”.

...entendido À coluna, ele diz que “a situação era outra, embora tenha pontos em comum”. Ele também afirma que não é responsáve­l por nenhuma petição ou abaixo-assinado sobre a questão de manutenção do Sesc ou do Sistema S.

incerteza “Não sei o que vai acontecer. Como não há posição clara e oficial [do governo de Jair Bolsonaro], mas só especulaçõ­es e informaçõe­s ainda à margem, não há como tomar qualquer providênci­a”.

estatueta O rapper Mano Brown, o presidente do STF, Dias Toffoli, e a advogada Valéria Lúcia dos Santos, que foi algemada numa audiência em Duque de Caxias (RJ), receberão o Troféu da Raça Negra, que homenageia quem trabalha em prol da igualdade racial.

acordes Guitarrist­as como Andreas Kisser, Edgard Scandurra e Toninho Horta participar­ão do projeto Brasil Guitarras. Pela primeira vez em SP, o festival será no dia 8 de dezembro, no Parque da Juventude.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil