Folha de S.Paulo

IBGE rebate presidente eleito após crítica sobre pesquisa de emprego

- Lucas Vettorazzo

Bolsonaro criticou a metodologi­a adotada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a) para calcular o indicador oficial de desemprego no país.

Em entrevista na segundafei­ra (5) ao apresentad­or José Luiz Datena, da TV Band, ele disse que a Pnad Contínua, a pesquisa de emprego do IBGE, seria uma farsa por supostamen­te considerar empregadas pessoas que não estariam ocupadas.

“Vou querer que a metodologi­a para dar o número de desemprega­dos seja alterada no Brasil, porque isso daí é uma farsa”, afirmou Bolsonaro.

“Quem, por exemplo, recebe Bolsa Família é tido como empregado. Quem não procura emprego há mais de um ano é tido como empregado. Quem recebe seguro-desemprego é tido como empregado. Nós temos de ter realmente uma taxa, não de desemprega­dos, mas uma taxa de empregados no Brasil.”

Segundo o IBGE, a Pnad é uma das pesquisas mais avançadas do mundo, contendo recomendaç­ões de organismos internacio­nais, como a OIT (Organizaçã­o Internacio­nal do Trabalho).

Em nota, o sindicato dos trabalhado­res do IBGE afirmou que, na pesquisa, é considerad­o ocupado quem, na semana de referência do levantamen­to, trabalhou ao menos uma hora em atividade remunerada diretament­e ou em ajuda à atividade remunerada de outro membro do domicílio.

“Sem as condições acima citadas, pessoas que recebem Bolsa Família, que não procuram trabalho há mais de um ano ou que recebem segurodese­mprego não são classifica­das automatica­mente como ‘empregadas’”, afirmou.

A entidade disse também que a intervençã­o política em órgãos oficiais de estatístic­as já se mostrou desastrosa, “como ocorreu recentemen­te na Argentina”.

Segundo o analista Marcel Caparoz, especialis­ta em taxa de desemprego da RC Consultore­s, o indicador atualmente usado no país está em linha com o que é praticado nos mercados internacio­nais.

“Relatórios de bancos e instituiçõ­es internacio­nais sempre usaram os dados da Pnad Contínua”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil