Folha de S.Paulo

Olavo de Carvalho diz que aceitaria embaixada nos EUA

- Danielle Brant

O escritor Olavo de Carvalho afirmou que aceitaria ser o embaixador do Brasil em Washington no governo de Jair Bolsonaro (PSL) para “fazer dinheiro” para o Brasil.

Em vídeo publicado na segunda (5), ele diz que Bolsonaro lhe oferecera os ministério­s da Educação e da Cultura antes de ser eleito, o que recusou: “Conheço meus limites, não tenho grande capacidade administra­tiva. Sei o que tem que fazer, mas não consigo pensar nisso todo dia”.

No entanto, se convidado para assumir a embaixada, aceitaria por ser uma responsabi­lidade que saberia cumprir e que “oferece a oportunida­de de fazer algo real pelo Brasil sem ter que passar pelo filtro de resistênci­a petista”.

“O que o Brasil mais precisaria é de dinheiro. E, como embaixador nos EUA, eu saberia fazer dinheiro. Eu peguei alguma prática desse negócio de comércio internacio­nal no tempo em que morei na Romênia”, afirmou.

Carvalho vê a possibilid­ade —inexistent­e— de ter autoridade total sobre os brasileiro­s que vivem nos EUA e “poder mandar embora” e “mandar prender” qualquer um.

O posto, porém, só o interessa em horário comercial: “Não vou mudar para Washington, vou ficar morando num trailer, vou e volto. Gosto muito da minha casa”, disse o morador de Richmond, a 170 km da capital.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil