Folha de S.Paulo

Governo Bolsonaro

-

O presidente eleito e sua equipe acertam no atacado e erram no varejo. O lado bom é que adversário­s xiitas e viúvas petistas avançam nos “equívocos”, procurando ou imaginando neles os lados mais tenebrosos, dando oportunida­de para que avancem as medidas de fundo projetadas pelo novo governo. Esquemas históricos de corrupção parecem estar com os dias contados. Se o anunciado respeito à Constituiç­ão for confirmado, tudo finalmente conspira para dar certo.

José Dalai Rocha (Belo Horizonte, MG)

Como se pretende mostrar imparcial um juiz que diz que um cidadão que exalta torturador, dissemina o ódio, é racista e homofóbico é um sujeito “sensato e moderado” (“Moro diz que Bolsonaro é moderado, sensato e não ameaça Estado de Direito”, Poder, 7/11)?

Paulo Bittar (São Paulo/ SP)

Apesar de a legenda da foto na Primeira Página (7/11) deixar claro que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, está acenando em sua visita ao Congresso, é evidente a intenção do jornal de mostrá-lo numa pose que lembra alguém fazendo uma saudação fascista. Trata-se de algo desonesto e ardiloso. Alexandre Carvalho (Registro, SP)

Com todo o respeito, o presidente Jair Bolsonaro não se excede nos maus modos com a imprensa, principalm­ente com a Folha? Nem Donald Trump, com sua vulgaridad­e, se mostra tão inconvenie­nte quanto ele. Nosso chefe do Executivo não é vulgar, mas precisa aprender a ter paciência com perguntas que julga impertinen­tes, normais na vida de todo político (“‘É a imprensa que briga comigo’, diz Bolsonaro em nova crítica à Folha”, Poder, 7/11). Como escreveu Elio Gaspari, “Bolsonaro precisa desacelera­r” (Poder, 7/11). Gilberto de Mello Kujawski (São Paulo, SP)

Com relação ao caso da vendedora de açaí, dou razão à Folha, mas sobre os empresário­s que impulsiona­ram disparos por WhatsApp contra o PT, o jornal não tem provas e precisa se retratar. Carlos Gaspar (São Paulo, SP)

A leitora M. Inês de Araujo Prado se diz incomodada com a charge de Laerte, o que nos leva crer que ela talvez não saiba que o motivo da charge é realmente incomodar (Painel do Leitor, 7/11). Por se tratar de uma manifestaç­ão artística cuja principal função é mostrar a sociedade em que vivemos, é natural que algumas pessoas se sintam incomodada­s ante a nossa triste realidade, mostrada de maneira nua e crua pela charge.

Macer Nery Filho (Campinas, SP)

Grande parte da nossa importante imprensa está torcendo o nariz ante a indicação do juiz Sergio Moro para o superminis­tério da Justiça. Seria por incompetên­cia ou por temor da sua seriedade? Existem muitos outros setores que também não gostaram da sua indicação. Benone Augusto de Paiva

(São Paulo, SP)

Ao utilizar musiquinha do período Médici nas vinhetas de sua concessão pública de TV, Silvio Santos excede até mesmo o baixo nível de seus programas (“SBT ressuscita e mata ‘Brasil, ame-o ou deixe-o’ em vinheta relâmpago”, Ilustrada, 7/11). Por vezes, a criatura ultrapassa seu criador.

Marize Carvalho Vilela (São Paulo, SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil