Folha de S.Paulo

Rainhas da noite

Cena drag queen sai do undergroun­d, domina baladas e conquista novos públicos

- Laura Lewer e Leonardo Sanchez

Na década de 1970, a icônica Divine já dava pinta em Hollywood. Vinte anos depois, o documentár­io “Paris Is Burning” (1990) jogava luz nas rainhas da noite nova-iorquina dos anos 1980. Por aqui, a relevância da cena drag queen não chega a ser novidade: apesar de Pabllo Vittar, 24, e Gloria Groove, 23, terem alcançado o mainstream recentemen­te (ambas somam 4,5 milhões de ouvintes mensais na plataforma de streaming Spotify), nomes como Silvetty Montilla e Marcia Pantera brilham —literalmen­te— há anos nas baladas.

“A cena drag sempre existiu, mas era diferente: antes era ligada à música eletrônica e hoje está mais relacionad­a ao pop”, explica Sérgio Oliveira, produtor da Priscilla. A festa traz a São Paulo ex-participan­tes do reality RuPaul’s Drag Race e, desde sua criação, em 2014, já vendeu mais de 75 mil ingressos.

Para a paulistana Gloria Groove, o boom era mesmo inevitável. “Sempre foi uma questão de tempo até que as drags se tornassem um dos pilares da cultura pop. O trabalho da RuPaul impulsiono­u esse movimento”, diz.

Maior nome da cena do país, Pabllo Vittar destaca a desconstru­ção promovida pelo programa. “As pessoas descobrira­m que drag queen é mais do que apenas aquela coisa caricata —que eu amo. Puderam ver que drags também cantam, desfilam, atuam. Era de se esperar que essa bolha fosse rompida.”

Se antes Gloria e Pabllo se inspiravam em figuras como Montilla, Pantera e RuPaul, agora foram alçadas à linha de frente do cenário musical brasileiro, tornando-se ícones de representa­tividade ao lado de colegas que continuam com o trabalho na cena noturna, caso de Ikaro Kadoshi e Alexia Twister.

“O nosso papel é de trazer alegria e resistênci­a, mostrar para as pessoas que a gente pode ser o que é independen­temente do que vão pensar”, afirma Pabllo. “O que eu mais acho legal da arte drag é o quanto consegue ser fluida, mexer com diversas linguagens. Representa ser tudo o que você imaginar”, acrescenta Gloria.

Pegando carona na popularida­de da cena, o Guia reuniu festas, shows, filmes e outras atrações do universo drag, mas destinadas a todos os públicos. Então vai!

 ??  ?? Pabllo Vittar é a principal atração do Hopi Pride
Pabllo Vittar é a principal atração do Hopi Pride
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil