Guia da TV

Cadê Rutinha???

Interpreta­do por Gianfrance­sco Guarnieri em 1973 e por Marcos Frota vinte anos depois, Tonho da Lua foi um dos principais personagen­s da TV brasileira

- Texto: Hérica Rodrigues

Escrita por Ivani Ribeiro, Mulheres de Areia foi ao ar pela primeira vez pela extinta Rede Tupi. Em 1993 estreou na Rede Globo e, 25 anos depois, segue como um dos maiores sucessos da emissora, muito devido à interpreta­ção impecável de Marco Frota no papel de Tonho da Lua.

A Raquel é má!

Irmãs gêmeas idênticas, Ruth e Raquel (Glória Pires) eram parecidas apenas na fisionomia. Enquanto Ruth era doce e honesta, Raquel se mostrava ambiciosa e cruel, capaz de tudo por dinheiro. Tonho da Lua era o único a perceber isso, apesar de sua inocência. Ao descobrir o romance entre Ruth e Marcos Assunção (Guilherme Fontes), Tonho sabia que Raquel seria capaz de tudo para tirar o grande amor de sua irmã, por causa da inveja e da ambição. Tonho era o protetor de Ruth e fazia o que fosse possível para vê-la feliz, por isso, sofria com as maldades de Raquel, que o perseguia e destruía suas esculturas. As atitudes de Tonho conquistar­am o Brasil, e todos queriam sua amizade e companheir­ismo.

Um amor platônico

Tonho da Lua alimentou um amor platônico por Ruth, e não via o quanto era amado por Alzira (Giovanna Gold). A jovem estava sempre por perto, para defender e alegrar Tonho. Ele, com seu coração cheio de bondade, apenas agradecia com um olhar encantador.

As belas esculturas

Tonho era enteado de Donato (Paulo Goulart) e irmão de Glorinha (Gabriela Alves). Com problemas mentais, sofria nas mãos do malvado Donato, mas nunca deixou de proteger a irmã do padrasto. Suas limitações não o impediram de ser o melhor artista da praia, com escultura maravilhos­as. O litoral brasileiro se encheu de estátuas de areia, feita por talentos como Tonho da Lua.

Fantasia Real

“Quem conhece os segredos da imaginação não se perde nem perde a razão, não precisa dizer de onde tirou as ideias que deixa no chão...” Biafra cantava o tema de Tonho, espalhando pelos quatro cantos do Brasil o amor e a compaixão.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil