Guia da TV

Rainha da cozinha

O programa Mais Você está há quase vinte anos no ar e continua sendo um sucesso. A cozinheira de mão cheia, Ana Maria Braga, conseguiu transforma­r a paixão pela culinária em um ícone da televisão brasileira!

- Texto: Aline Campanhã/colaborado­ra

Em breve, o Mais Você completa 19 anos. Você imaginava que o programa fosse ser um grande sucesso?

“Claro, eu tinha certeza, porque vinha de uma história de sucesso na Record, levantei aquele canal com oito anos de trabalho. Eu ficava seis horas no ar, sabia exatamente tudo que tinha aprendido, a mulher que eu era, tudo que a vida me tinha permitido aprender. Eu tinha certeza que ia dar certo. Não tinha dúvida nenhuma.”

Ao que você atribui o sucesso do Mais Você?

“É uma questão de ser verdadeiro com o que sente. Eu não acredito naquele apresentad­or que não presta atenção no que faz. É um privilégio ter um espaço de uma hora e meia dentro da Globo todo dia. Eu faço parte da equipe que aprova as matérias, que tem um direcionam­ento, e a gente descobriu, ao longo desses quase vinte anos, o que é o coração do programa. Eu acho que saber o que está fazendo, e acreditar nisso é a grande diferença.”

Como você vê os memes feitos com os seus momentos no programa?

“Eu recebo todos. Replico. Eu acho uma delícia! Se você não aprender a rir de você mesmo, você não vai conseguir ser feliz nunca na vida. Se lá no inicio da carreira eu me chateava com alguma coisa, hoje em dia eu morro de rir. O que eu não gosto é da maldade e da mentira.”

Como foram os seus primeiros passos na culinária?

“Nunca tivemos empregada, éramos muito simples. O cheirinho da comida da minha mãe era sempre muito boa, mas o resultado não era (risos). Eu tinha a maior curiosidad­e de conhecer novas comidas. Quando eu comecei a crescer no interior e a descobrir as receitas que as vizinhas fazendeira­s faziam, fui ficando muito interessad­a nisso. Quando saí de casa com 18 anos, automatica­mente, eu tive que me virar como todo mundo, e acabei caindo nisso para o resto da vida. Eu morava em pensionato, ninguém sabia cozinhar, e eu ia para a cozinha. Quando vim estudar em São Paulo, comprei uma barraca linda e quando íamos acampar quem cozinhava era sempre eu.”

Você vai para a cozinha quando está em casa?

“Gosto de chegar em casa e cozinhar, isso me faz muito feliz. Eu sempre tenho duas cozinhas nos meus lugares. No apartament­o, eu tenho uma cozinha e fiz um canto em cima, onde eu consigo cozinhar. Eu gosto de chegar e fazer massa, pão, gosto de sentir o cheiro da comida. Inclusive, as minhas cozinheira­s primeiro aprendem comigo. Elas vêm com uma base e nós vamos aperfeiçoa­ndo. Só fica quem realmente quer aprender.”

Como é para você ver mulheres no poder?

“Falta muito ainda. A única coisa que eu tenho pena é que quando tivemos a oportunida­de de ter realmente uma mulher no poder, que foi a nossa presidente da república, perdemos muito. Com todo o respeito que ela merece.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil