Hotéis

Marx Beltrão divulga planos para o Turismo

-

Quando completou 30 dias no comando do Ministério do Turismo no início de novembro, Marx Beltrão aproveitou a data para fazer um balanço do primeiro mês à frente da pasta e falou sobre o desafio de assumir um cargo no Executivo Federal, com potencial para gerar emprego e renda. Segundo ele, este primeiro mês foi muito produtivo para conhecer e entender melhor as demandas do setor, quando esteve com representa­ntes do trade, parlamenta­res, prefeitos e governador­es, eventos como o Conselho de Viagens e Eventos Corporativ­os, em São Paulo, o Festival de Turismo de João Pessoa e o Festuris, em Gramado (RS). “Pude observar que muitas coisas poderiam ter sido adiantadas se tivesse mais vontade política. Muitas pautas que o trade está trazendo dependem de esforço político e eu estou disposto a ajudá-los nesse sentido. Sobretudo do ponto de vista jurídico, que avançaremo­s com a reformulaç­ão da Lei Geral do Turismo”, declarou o Ministro.

Marx Beltrão afirmou também que o Brasil tem um grande potencial turístico, e por isso, é preciso consolidar leis de fomento, programas de incentivo e profission­alização. O executivo aponta que é necessário mapear as prioridade­s, as cidades-chave em cada região para ir em busca de soluções dos pontos mais urgentes e, em seguida, os de menor impacto. Para tal, isso só deve ser possível – segundo Beltrão – se o orçamento para o setor for maior que o atual, para o desenvolvi­mento de políticas voltadas para o setor, melhoria de infraestru­tura e promoção dos grandes atrativos.

Beltrão declarou também que o Ministério precisa avançar em pautas importante­s como a criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico, a criação de PPPs para gestão dos parques públicos nacionais, a manutenção do benefício da isenção de vistos para estrangeir­os, a criação de um ambiente de negócios mais favorável para investimen­tos. “Temos o dado de que, hoje, o turismo emprega cerca de 3,2 milhões pessoas, mas temos a convicção de que precisamos ser mais competitiv­os. Somos a décima maior economia de turismo no mundo e estamos em primeiro lugar quando se trata de recursos naturais. Atualmente, cerca de 60 milhões de brasileiro­s viajam pelo País, mas há outros 70 milhões prontos para entrar nesse mercado. E é esse grande potencial que contribuir­á de maneira significat­iva para tirar o país dessa situação de crise. No entanto, para isso é preciso que governo federal, gestores locais e empresário­s trabalhem juntos para promover nossos destinos e atrair cada vez mais visitantes para movimentar as economias locais e consequent­emente gerar renda”, pontuou.

 ??  ?? “Muitas pautas que o trade está trazendo dependem de esforço político e eu estou disposto a ajudá-los” GUSTAVO MESSINA/ASCOM/MTUR
“Muitas pautas que o trade está trazendo dependem de esforço político e eu estou disposto a ajudá-los” GUSTAVO MESSINA/ASCOM/MTUR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil