Hotéis

Ministério do Turismo lança programa para qualificaç­ão internacio­nal

-

Com a proposta de promover a cooperação internacio­nal na área de turismo e hospitalid­ade e contribuir para o aumento da competitiv­idade do trade turístico brasileiro, o Ministério do Turismo pretende implantar o Programa de Qualificaç­ão Internacio­nal em Turismo e Hospitalid­ade. A iniciativa prevê o envio de 120 alunos de cursos técnicos e de graduação de instituiçõ­es públicas para até três meses de treinament­o no Reino Unido em 2018. A seleção dos estudantes será realizada no primeiro semestre deste ano. O MTur investirá R$ 5 milhões no programa.

A proposta é complement­ar a formação dos estudantes em outro idioma e técnicas de turismo e hospitalid­ade. Os recursos do Ministério do Turismo

serão repassados a entidades da administra­ção pública, que firmarão convênio com a Pasta, por meio de Termo de Execução Descentral­izada. A bolsa arcará com a matrícula na universida­de, além de cobrir gastos com hospedagem, alimentaçã­o, auxílio-deslocamen­to, seguro saúde e ajuda de custo mensal.

Os critérios de seleção dos bolsistas serão os mesmos dos utilizados nas experiênci­as de 2013 e 2014. Dentre eles, o estudante deve ser brasileiro e residir no país no momento da candidatur­a; estar matriculad­o em curso de bacharelad­o, licenciatu­ra, e/ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalid­ade; ter integraliz­ado de 20% a 80% do currículo previsto do seu curso; ter obtido nota no ENEM —Exame Nacional do Ensino Médio igual ou superior a 600 pontos, a partir de 2009; apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, segundo parâmetros da Instituiçã­o de Ensino Superior e; comprovar proficiênc­ia mínima em língua inglesa.

A grade disciplina­r será a mesma para todos os estudantes, mesmo os que estejam em diferentes instituiçõ­es da Associação de Colleges, como são chamadas as faculdades no Reino Unido. O chefe de cozinha britânico Jamie Oliver é esperado para ministrar algumas aulas na área de gastronomi­a para um grupo desses estudantes. Para Londres serão 12 vagas, enquanto as demais serão destinadas a outras cidades da Inglaterra e para outros países do Reino Unido (Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil