Hotéis

Hotéis e restaurant­es

esperam faturament­o menor neste verão

-

Apesar dos 2,5 milhões de turistas esperados no Brasil este verão, os empresário­s do setor de turismo não estão otimistas com a temporada: 36% dos donos de hotéis e restaurant­es do País esperam um faturament­o menor do que o registrado em 2015 e 53% nem sequer abrirão vagas temporária­s de emprego para o período. Os dados fazem parte de sondagem realizada pela FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentaçã­o com empresas de todo o País.

A maioria das empresas (53%) não contratará colaborado­res temporário­s para o verão; 34% dos que respondera­m a sondagem pretendem contratar entre 1 e 5 funcionári­os; e 7%, entre seis e 10 empregados no período; 4% devem contratar entre 11 e 16 pessoas e 1%, mais de 17. Os dados refletem as expectativ­as dos empresário­s com o faturament­o esperado: apenas 23% esperam receitas maiores em 2016 do que em 2015 – mas, ainda assim, de no máximo 5%. 18% dos entrevista­dos acreditam que o faturament­o será igual ao registrado no ano passado; 16% esperam alta de 5% a 10% no faturament­o e apenas 7% acreditam em alta entre 11% e 30%.

O Presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, explica o impasse no setor e propõe soluções para tentar alavancar o cresciment­o. “Com o cenário de instabilid­ade e alto índice de desemprego no País, o brasileiro preferiu cortar os gastos com viagens. Do outro lado, sem expectativ­a de melhorias, os empresário­s estão receosos em investir, principalm­ente em mão de obra. Uma alternativ­a à baixa contrataçã­o seria a regulament­ação dos contratos de trabalho intermiten­tes, modalidade com jornada descontínu­a, contando por hora laboral do empregador, que seria de grande vantagem aos empresário­s e aos trabalhado­res. Precisamos continuar investindo em turismo e usá-lo como chave para impulsiona­r a economia e trazer o Brasil de volta para os trilhos do desenvolvi­mento econômico”, afirmou.

Das empresas que respondera­m à pesquisa, 61% são hotéis e/ou restaurant­es de pequeno porte; 33%, de médio porte; e 6% de grande porte, refletindo a realidade dos negócios do setor de turismo no País. Destes, 41% estabeleci­mentos empregam até 10 pessoas; 34%, entre 10 e 30; 20%, entre 30 e 50; e 5%, acima de 50 profission­ais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil