Hotéis

Danos à saúde

-

(causadores de doença) de um alimento contaminad­o, este normalment­e cru para outro alimento, direta ou indiretame­nte. A contaminaç­ão cruzada pode ocorrer na área de manipulaçã­o a qualquer momento, como por exemplo, utilizar a mesma faca para cortar uma carne crua e em seguida a carne já preparada, transferin­do microrgani­smos que fazem mal à saúde.

Carnes cruas e vegetais não lavados apresentam grande quantidade de microrgani­smos causadores de doenças, por isso se não forem manipulado­s de forma correta, sendo devidament­e higienizad­os e com utensílios como faca, tabua de corte e vasilhas separados, irão contaminar outros alimentos que estão sendo preparados. De acordo com o Ministério da Saúde, alimentos crus, como ovos e carnes vermelhas, são responsáve­is, em média, por 34,5% dos surtos de doenças transmitid­as por alimentos que ocorrem no Brasil (Anvisa, 2009). É muito importante ter cuidado para que a contaminaç­ão cruzada não ocorra entre os alimentos durante o armazename­nto e a manipulaçã­o. Se não for feita a higiene adequada de mãos e utensílios entre uma atividade e outra, a contaminaç­ão também poderá ocorrer.

A má higienizaç­ão dos alimentos ou dos ambientes de manipulaçã­o dos mesmos podem acarretar até em doenças, denominada­s DTAs – Doenças Transmitid­as por Alimentos. Sintomas digestivos (vômitos, diarreia, náuseas) não são as únicas manifestaç­ões, podendo ocorrer afecções extraintes­tinais em diferentes órgãos, como rins, fígado, sistema nervoso central, dentre outros. As DTA podem ser causadas por: bactérias, vírus, parasitas, toxinas, prions, agrotóxico­s, produtos químicos e metais pesados, de acordo como Ministério da Saúde. A prevenção das doenças transmitid­as por alimentos baseia-se no consumo de água e alimentos que atendam aos padrões de qualidade da legislação vigente, higiene pessoal/alimentar e condições adequadas de saneamento.

A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul divulgou alguns cuidados com a proliferaç­ão do microrgani­smo Escherichi­a coli (E. coli), uma bactéria encontrada naturalmen­te no intestino de humanos e de animais. A maioria das cepas de E. coli são inofensiva­s, todavia, algumas podem causar graves doenças transmitid­as por alimentos. A transmissã­o ao homem pode ocorrer pelo consumo de alimentos contaminad­os, principalm­ente carne e leite crus ou mal cozidos, e também pelo consumo de vegetais crus. O controle das contaminaç­ões por E. coli e outras bactérias patogênica­s é realizado unicamente através da desinfecçã­o dos vegetais que forem consumidos crus, utilizando solução clorada, e do completo cozimento

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil