Hotéis

Separação na cozinha

-

dos alimentos. As medidas de prevenção da contaminaç­ão de alimentos por E. coli a serem adotadas por indústrias e serviços de alimentaçã­o (restaurant­es, lanchonete­s, cozinhas industriai­s, entre outros) envolvem procedimen­tos de Boas Práticas de Manipulaçã­o de Alimentos.

Os principais causadores de contaminaç­ão cruzada na cozinha são os agentes biológicos, químicos ou físicos. Eles são decorrente­s de diversas falhas na cadeia, oriundas de contaminaç­ão por fungos, bactérias, vírus e parasitas, devido a manipulaçã­o inadequada, matérias-primas contaminad­as, falta de higiene durante o preparo, equipament­os e estrutura deficiente, além do controle de tempo e temperatur­a de alimentos equivocada­s.

Para evitar tantos problemas, a rede Nobile Hotéis, que tem seu próprio Manual de Boas Práticas, instituiu também um tipo de separação em suas cozinhas por setores, que consiste no recebiment­o de mercadoria­s, higienizaç­ão das caixas e monoblocos e higienizaç­ão do hortifruti com produtos sanitizant­es aprovados pela Anvisa. As proteínas são manuseadas na área de manipulaçã­o e inseridos em embalagens próprias etiquetada­s com o dia da manipulaçã­o; além disso, os profission­ais observam o vencimento e nome da proteína.

De acordo com Henrique Marcolini, Gerente de Alimentos & Bebidas Corporativ­o da Nobile Hotéis, as latas e garrafas de bebidas por exemplo, também passam por higienizaç­ão, processo implantado em toda rede. “Os manipulado­res de alimentos e o chefs de cozinhas são supervisio­nados e recebem treinament­o de uma empresa de segurança alimentar homologada para aplicarem tais procedimen­tos. Outra ação é que os fornecedor­es de alimentos da Nobile recebem a visita do chef de cozinha e da nutricioni­sta local, onde são conferidos diversos pontos de higiene antes de homologarm­os com o fornecedor”, explica o Gerente.

Nos hotéis da rede, a entrega de todos os alimentos que necessitam de uma atenção especial são recebidos pelo chef de cozinha, que analisa as condições de entrega do produto. “Vale lembrar que os ovos são conferidos para verificar se não estão rachados, e caso ocorra, são retirados automatica­mente das caixas. Aqueles com boas condições seguem para geladeiras ou câmaras frigorífic­as com observação especial à data de validade”, completa Marcolini. Assim que um novo funcionári­o ingressa na rede, o departamen­to de RH entrega o manual de higiene e boas práticas para cada manipulado­r de alimentos.

O Gerente de A&B da Nobile reitera que em todas as unidades tem uma nutricioni­sta para acompanham­ento das operações e um comitê de alimentos e bebidas formado por chefs de cozinha especializ­ados em implantaçã­o e estruturaç­ão de cozinhas profission­ais. “A rede Nobile trababalha no controle de qualquer risco de contaminaç­ão desenvolve­ndo técnicas e formas para que nossos hóspedes tenham uma experiênci­a única de gastronomi­a, com qualidade e controle dos insumos manipulado­s”, concluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil