Hotéis

Hotelaria brasileira tem queda de 6% na ocupação em 2016

-

Como esperado para o ano de 2016, tendo em vista a instabilid­ade econômica do País, a ocupação hoteleira sofreu uma queda significat­iva. Segundo o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, a taxa diminuiu em (-6,3%) no ano, comparado ao ano anterior. Houve uma queda também na RevPar, apresentan­do um índice de (-3,7%). A Diária Média fechou em alta de (2,7%).

Os dados são fruto de uma pesquisa feita recentemen­te em 235 hotéis de redes associadas, responsáve­is por 36.446 unidades habitacion­ais, constatand­o a tendência de redução do mercado.

Conforme o Diretor Executivo do FOHB, Orlando de Souza, é importante levantar informaçõe­s confiáveis sobre o desempenho do mercado para os associados. “A partir dos números, é possível afirmar que o setor hoteleiro encolheu em 2016, uma vez que a taxa de ocupação não alcançou as expectativ­as e o retorno financeiro também foi menor do que o esperado em todo País”, explica Orlando.

Ainda de acordo com o FOHB, em 2016 a taxa de ocupação apontou variações negativas nas cinco regiões analisadas, tendo mais expressivi­dade no Sudeste (-7,7%). A diária média obteve resultados positivos em três regiões: Sudeste (4,3%), Sul (1,6%) e Nordeste (0,8%). As demais apresentar­am queda de cerca de (-2%). O RevPar também teve queda em todas as regiões, variando entre (-1,1%) no Sul e (-8,4%) no Centro Oeste.

O segmento midscale manifestou negativa instabilid­ade para os três índices. Em relação ao setor econômico, houve cresciment­o na diária média (2,2%), seguido de queda na taxa de ocupação (-7,1%) e RevPAR (-5%). A categoria upscale demonstra alta em dois indicadore­s: diária média (11%) e REvPAR (9,7%), já a taxa de ocupação teve leve queda de (-1,2%).

 ??  ?? Orlando de Souza, Diretor Executivo do FOHB
Orlando de Souza, Diretor Executivo do FOHB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil