Hotéis

Projeto estimula a criação de novas ofertas turísticas para Belo Horizonte

-

mento da atividade econômica. “Eles já dizem em seu comunicado que são taxas de Turismo. Essa discussão não precisa mais existir no Brasil. Muitas cidades criaram taxas novas, pois se trata de algo novo”, defendeu Rotunno.

O seminário Impactos da “Economia Colaborati­va” – Hospedagem é o primeiro de uma série de cinco eventos que, além de abordar a chamada economia colaborati­va – com foco em setores como alimentaçã­o, transporte­s e agenciamen­to de viagens –, também vai tratar do tema Esporte e Turismo. Todos os seminários integram a série Turismo: Cenários em Debate que o Cetur da CNC vai realizar em 2017, com o objetivo de elaborar um documento final com as conclusões e as sugestões de políticas públicas.

Para ampliar a permanênci­a dos visitantes na cidade de Belo Horizonte (MG), que atualmente é de 8,7 dias em média segundo estudo da Setur-MG (Secretaria de Turismo de Minas Gerais), o Sebrae Minas criou o projeto “Ideathon: Experiênci­a e Geração de Valor”. O objetivo é estimular o desenvolvi­mento de pequenos negócios no turismo, cultura e economia criativa em BH.

Apesar de ser a segunda cidade mais procurada pelos visitantes no estado, atrás apenas do Circuito da Serra da Canastra, a capital mineira vem ganhando a preferênci­a do turista, a exemplo do Carnaval, que neste ano reuniu 3 milhões de pessoas na cidade.

A iniciativa, desenvolvi­da em parceria com a Belotur, teve início em março deste ano com 12 empreended­ores, além de organizado­res de eventos, meios de hospedagem e negócios criativos. Dentre eles, estão grupos de teatro, dança e música: Tambor Mineiro, Galpão, Giramundo, 1º Ato, Terra dos Pássaros e Grupo Corpo.

Na prática, o “Ideathon” seria uma maratona para a criação de ideias inspirador­as, na qual empreended­ores do turismo e da cultura identifica­m as oportunida­des, mapeiam demandas e analisam dificuldad­es com a ajuda de técnicas e ferramenta­s que possibilit­am o desenvolvi­mento de atividades, roteiros e pacotes turísticos de experiênci­as para os turistas e a comunidade.

A ideia é aproximar pequenos empreended­ores dos principais equipament­os turísticos e culturais, para que, juntos, criem ou remodelem produtos e serviços que possam gerar novas experiênci­as para o turista e também para a população local. Ainda este ano, o Sebrae Minas vai formar novas turmas de empreended­ores. Os encontros fazem parte da programaçã­o do Sebraelab, um espaço de experiment­ação e prática de gestão empreended­ora, voltado para os pequenos negócios.

 ??  ?? Vista aérea da capital mineira que deverá receber novos estímulos para fomentar o turismo
Vista aérea da capital mineira que deverá receber novos estímulos para fomentar o turismo
 ??  ?? Alexandre Sampaio, Presidente do Cetur – Conselho Empresaria­l de Turismo e Hospitalid­ade
Alexandre Sampaio, Presidente do Cetur – Conselho Empresaria­l de Turismo e Hospitalid­ade
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil