Hotéis

Pesquisa mostra impacto das Olimpíadas no mercado hoteleiro de SP e RJ

-

Um ano depois do fim dos Jogos Olímpicos realizados no Brasil, a hotelaria ainda colhe os frutos do impacto deste mega evento. A CBRE publica anualmente uma análise do mercado turístico e hoteleiro no Rio de Janeiro e em São Paulo, com dados consolidad­os pelo Departamen­to de Hotéis da entidade. O destaque desta edição foi o impacto das Olimpíadas na oferta do mercado hoteleiro.

De acordo com dados da ABIH-RJ - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro, a oferta de quartos de hotéis da cidade quase duplicou nos

últimos anos, chegando a mais de 60.000 quartos em 2016. Uma das principais áreas que recebeu oferta adicional foi a Barra da Tijuca, hoje com cerca de 15.000 quartos.

A Tarifa Média apresentou a maior média anual já vista no Rio, especialme­nte no mercado de hotéis 5 estrelas. Mesmo com o aumento na oferta, a taxa de ocupação chegou a 94% no período dos jogos. Apesar da movimentaç­ão causada pelas Olimpíadas, o RJ fechou o ano de 2016 com a taxa de ocupação mais baixa da década. De positivo, o evento impactou em um aumento na sofisticaç­ão dos produtos e marcas hoteleiras, importante­s melhorias na infraestru­tura de aeroportos, estradas e serviços de lazer e grande exposição positiva a nível mundial ao turismo da cidade.

Tanto o Rio de Janeiro quanto São Paulo apresentar­am uma leve queda no fluxo de passageiro­s em 2016 no comparativ­o com 2015 (-5% e -5,7%, respectiva­mente), consideran­do a situação econômica do País, com a perda do poder aquisitivo da população e a alta do dólar.

Já em São Paulo, mesmo diante deste cenário desafiador, o mercado hoteleiro da cidade tem se mantido relativame­nte estável. Contribuír­am para este resultado o cresciment­o moderado da oferta de novas unidades, e a movimentaç­ão da cidade que, apesar de ter forte um DNA para geração de demanda de negócios, vem tentando atrair mais turistas de lazer para compensar a baixa ocupação. Foi registrado uma leve queda na tarifa média nos últimos dois anos, chegando a R$ 295 em 2016. A taxa de ocupação, que tem diminuído desde 2011, mantevese estável no ano passado, em 61%.

 ??  ?? Hotelaria da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro ainda passa pelos efeitos negativos da superofert­a
Hotelaria da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro ainda passa pelos efeitos negativos da superofert­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil