Hotéis

Hotéis brasileiro­s servem Raclette no inverno

-

Para inovar nas opções gastronômi­cas de inverno, alguns hotéis oferecem uma opção diferente da sopa no inverno. O Grand Hyatt São Paulo, por exemplo, serve até este mês de agosto o Festival de Raclette, receita tradiciona­l do inverno europeu. Tendo como ingredient­e principal o queijo suíço de mesmo nome, a Raclette é ideal para degustar com a família e amigos. O Festival acontece no restaurant­e C-Cultura Caseira, durante as noites de sexta e sábado.

O termo Raclette, origina-se do verbo francês “racler”, que significa raspar. Especialid­ade da região de Valois, na Suíça, o prato consiste em uma superfície do queijo aquecida e, à medida que derrete, é raspada diretament­e sobre as guarnições criando, assim, uma mistura de sabores única. Seguindo a tradição, usa-se nesta receita o queijo raclette, que tem consistênc­ia firme, mas cremoso por dentro, e sabor marcante. Quando derretido em alta temperatur­a, forma uma casquinha crocante de aroma irresistív­el. Sua combinação é perfeita com batatas cozidas, pepino e cebola em conserva, pães e frios como presunto cru e salame.

Para servir a Raclette, utiliza-se um aquecedor elétrico especial – no passado, o prato era feito nas lareiras. Depois de derretido, ele é raspado sobre os acompanham­entos. Além do sabor, a Raclette é um prato para ser consumido aos poucos. No Festival do Grand Hyatt

São Paulo, os aquecedore­s com os queijos foram colocados no buffet pelos chefs e junto com os acompanham­entos de pães, frios (presunto, presunto cru, lombo tipo canadense, salaminho, etc), legumes em conserva e batatas. Para finalizar, a indicação foi o fondue Chocolat Du Jour, com três opções de sabores: Au Lait, Noir e Caramelo com flor de sal.

O brunch de domingo do hotel Hilton São Paulo Morumbi também oferece a opção durante a estação mais fria do ano. O chef Rodrigo Mezadri prepara pratos com a raclette até o dia 27 de agosto. A estação de raclette servida no Hilton São Paulo Morumbi terá os tradiciona­is acompanham­entos como batatas bolinhas cozidas, pepino cornichón e picles de legumes, além de linguiça calabresa defumada, bacon crocante, salsissón al ail e legumes grelhados (pimentões, cebola, abobrinha, cenoura e berinjela). O cliente pode escolher entre o queijo raclette e o queijo gruyère.

 ??  ?? Especialid­ade suíça consiste em uma superfície do queijo aquecida e raspada sobre guarnições
Especialid­ade suíça consiste em uma superfície do queijo aquecida e raspada sobre guarnições

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil