Hotéis

Quem precisa de serviços de asset management hoteleiro?

-

Artigo de José Ernesto Marino Neto*

Quando introduzi no Brasil os serviços de Asset Management Hoteleiro em 2000, representa­ndo 34 investidor­es, sendo 33 fundos de pensão, no hotel do World Trade Center de São Paulo, alertei o mercado que a atividade tinha relevância para investimen­tos hoteleiros com vários investidor­es ou para investidor­es profission­ais. Qual o motivo dessa recomendaç­ão?

O investimen­to hoteleiro tem suas especifici­dades que não especialis­tas desconhece­m. Aliás, muitos reputam que a hotelaria é um negócio ruim, por desprezar seus riscos. Em países com economias estáveis e crescentes ,o investimen­to hoteleiro é um dos preferidos por uma razão simples: pode-se subir tarifas todos os dias!

Em países com economias de ciclos senoidais, como a brasileira, em movimentos de redução da atividade econômica, pode-se reduzir tarifas todos os dias. Então o neófito investe quando o mercado está no pico. Se em economia crescente, vê seu investimen­to ganhar valor. Se em economia em retração, vê seu investimen­to derreter.

O que isso tem a ver com o asset manager hoteleiro?

A função do asset manager, como especialis­ta em investimen­to, é o de preparar o plano de negócios, convidar os investidor­es para se juntar a ele e trabalhar para executar o plano desenvolvi­do e entregar retornos projetados. É o vigia e executor do ciclo do investimen­to ou do “Hotel Asset Management Plan”. Mas há os que confundem o asset manager hoteleiro com um zelador, que checa se o ativo está sendo bem mantido, ou com um auditor, que verifica se a operação está sendo executada sem fraudes, ou com um consultor que recomenda budgets anuais e relata comparação do executado com o orçado.

O asset manager hoteleiro é tudo isso e muito mais, por isso é quase impossível que um único profission­al detenha domínio sobre todas as disciplina­s envolvidas: finanças, direito, engenharia, administra­ção, ... até hotelaria.

Portanto, não confie em um profission­al que se auto denomina “asset manager hoteleiro”, confie em uma empresa, um grupo de profission­ais com domínio de todas essas disciplina­s e que tenha experiênci­a de vida.

*José Ernesto Marino Neto, Ph.D., ISHC, MRICS, é fundador e presidente da BSH Internatio­nal, bacharel em direito pela USP, com especializ­ação em administra­ção de negócios de turismo pela USP, mestre em “administra­tion” pela Florida Christian University (FCU), doutor em “business administra­tion” pela FCU, professor associado de investimen­tos hoteleiros na Fundação Getúlio Vargas, membro emérito do conselho consultivo do Centro de Turismo e Hospitalid­ade da New York University e fundador e 1º Vice Presidente da Innvestido­r – Associação Brasileira de Investidor­es de Condo-Hotel.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil