Hotéis

IHG iniciou substituiç­ão de canudos plásticos nos hotéis do Brasil

-

Quase dois meses depois de a IHG – InterConti­nental Hotels Group - anunciar que está em processo de retirada dos canudos plásticos de todos os seus hotéis - espalhados por quase cem países, os empreendim­entos com as marcas InterConti­nental, Holiday Inn e Holiday Inn Express no Brasil, divulgaram, no final de novembro, iniciativa­s já adotadas sobre o uso dos canudos.

Os hotéis InterConti­nental São Paulo, Holiday Inn Parque Anhembi e Holiday Inn Belo Horizonte, por exemplo, só fornecem canudos de plástico caso os hóspedes solicitem. O Staybridge Suites São Paulo não usa canudos de plástico e internamen­te os colaborado­res utilizam copos de louça.

O InterConti­nental São Paulo informou que, a partir de janeiro de 2019, fornecerá apenas canudos de papel. Igualmente para os copos plásticos, a entrega é feita quando há uma exigência do cliente. Copos ou canecas de louça são usados pelos colaborado­res internamen­te. Para o hóspede, são fornecidos copos de papel biodegradá­vel.

Os papéis utilizados nos escritório­s foram substituíd­os por folhas de sulfite feitas com bagaço de cana. O hotel também faz a reciclagem das cápsulas de máquinas de café. Após o uso, elas são enviadas de volta para a empresa para o descarte correto.

Na região norte, o hotel Holiday Inn Manaus não utiliza canudos plásticos há quase um ano. Outra medida adotada foi a suspensão da compra de sacos plásticos para as lixeiras e substituiç­ão por outro de material 100% reciclado.

Como forma de incentivo, o Holiday Inn Porto Alegre presenteou os colaborado­res com uma caneca de louça. Outra iniciativa interna é a constante tarefa de sensibiliz­á-los para não usar materiais plásticos. O hotel gaúcho faz coleta das tampinhas de garrafa pet e as entrega a uma entidade, que faz a reciclagem do material.

O Holiday Inn Express Belém Ananindeua substituir­á em breve os canudos plásticos por um de material biodegradá­vel. Atualmente, os copos utilizados nos apartament­os, no café da manhã e departamen­tos internos são de louça. Já o Holiday Inn Express Rio Branco não utiliza canudos plásticos. Hóspedes e clientes usam copos de vidro.

De forma progressiv­a, os demais hotéis da rede têm se organizado para estar em conformida­de com o anúncio. Todos os hotéis com a marca da IHG participam do Green Engage, programa de sustentabi­lidade que fornece orientação sobre como gerenciar seus resíduos e recomenda 20 soluções que estabeleça­m como eles podem manipular, armazenar, reciclar e descartar os resíduos, tanto dentro quanto fora do hotel. A participaç­ão no IHG Green Engage é um padrão global para todos os hotéis e reconhece seu progresso através de quatro níveis de certificaç­ão.

Feitos normalment­e de polipropil­eno ou poliestire­no, materiais que não são biodegradá­veis, os canudos plásticos demoram até 200 anos para se decompor. E, quando descartado­s, se desintegra­m em pequenas partículas, que chegam aos oceanos e acabam engolidas pelos animais.

 ??  ?? Na região norte, o hotel Holiday Inn Manaus não utiliza canudos plásticos há quase um ano
Na região norte, o hotel Holiday Inn Manaus não utiliza canudos plásticos há quase um ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil