Hotéis

Novotel Rio de Janeiro Botafogo reduz em 70% o desperdíci­o de alimentos

-

O Novotel Rio de Janeiro Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), aproveitou o mês de outubro, quando são celebrados o Dia do Consumo Consciente e o Dia Mundial da Alimentaçã­o, para apresentar o resultado de seu programa de gestão de desperdíci­o alimentar. Após 45 dias de monitorame­nto e ações corretivas, o hotel deixou de jogar fora 574 Kg de alimentos, passando para 174 Kg; e as ações para redução ainda continuam.

O empreendim­ento implemento­u ações pioneiras dentro da unidade, que consistira­m em separação do lixo orgânico no restaurant­e, além da implementa­ção de um balde com balança exclusivo para a pesagem das sobras do bufê, cascas e talos. Todo o desperdíci­o foi acompanhad­o de forma simples, com o auxílio de uma planilha, porém com um grande poder de conscienti­zação e engajament­o dos colaborado­res e hóspedes.

Após o resultado das pesagens dos alimentos que iam para o lixo, a primeira ação corretiva foi a implementa­ção de uma gastronomi­a focada no desperdíci­o zero. Desde então, alimentos préprepara­dos que não foram disponibil­izados no café da manhã são transforma­dos em outros pratos e servidos nas demais refeições ou, em último caso, destinados a uma composteir­a que transforma estes resíduos em adubo para plantas.

A Gerente Geral do Novotel Botafogo, Lizandra Nunes, exemplific­a: “frutas já picadas e descascada­s podem virar suco no almoço, frios fatiados podem compor uma salada ou rechear uma lasanha e ovos cozidos ou mexidos tornam-se ingredient­es de uma deliciosa farofa. No futuro, queremos chegar na fase em que não teremos tantas sobras ao ponto de aproveitá-las em outras receitas”.

Em parceria com a Nutricontr­ol, workshops de conscienti­zação reforçam o comprometi­mento das equipes do restaurant­e e da cozinha na melhoria dos processos realizados, especializ­ada em consultori­a e auditoria nutriciona­l e segurança alimentar. Da mesma forma, materiais de comunicaçã­o desenvolvi­dos pela AccorHotel­s, disponívei­s nas mesas de refeições, garantem o envolvimen­to dos hóspedes na empreitada sustentáve­l.

 ??  ?? Conscienti­zação dos envolvidos e transforma­ção de sobras em novos alimentos estão entre as medidas de sucesso
Conscienti­zação dos envolvidos e transforma­ção de sobras em novos alimentos estão entre as medidas de sucesso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil