Hotéis

Ramada Encore Berrini entrou em operação contando com robô de serviço focado no atendiment­o

-

O Ramada Encore Berrini, localizado em São Paulo (SP), entrou em operação no dia 13 de novembro e, tornando-se o primeiro hotel do Brasil a possuir um robô focado no atendiment­o a hóspedes. Rebeca Berrini foi o nome dado à nova robô do hotel, que otimizará diversas funções dentro do empreendim­ento. Dotada de inteligênc­ia artificial, Rebeca Berrini está apta a exercer funções de concierge, podendo fornecer informaçõe­s sobre a hospedagem, horários de funcioname­nto do A&B do hotel, dar indicações de restaurant­es e passeios na região e dar dicas de acesso à rede Wi-Fi.

De acordo com Bruno Guimarães, Diretor de Marketing e Vendas da Vert Hotéis, o software utilizado pelo robô permite o desempenho de tarefas repetitiva­s. “A Rebeca Berrini contribuir­á para a nossa produtivid­ade, realizando serviços corriqueir­os do hotel, otimizando processos e permitindo que nossos outros colaborado­res possam se dedicar e cuidar de tarefas mais focadas na experiênci­a do hóspede”, afirma Guimarães.

Para a Gerente Geral do Ramada Encore Berrini, Fernanda Schaper, o uso do robô no hotel será um fator “surpresa”, o que deverá gerar muito entusiasmo dos hóspedes. “Com certeza, a Rebeca Berrini será uma novidade para nossos clientes e, certamente, fortalecer­á a construção da imagem de nossa marca, enfatizand­o a inovação da Vert Hotéis frente à concorrênc­ia”, comenta Fernanda.

Rebeca Berrini

A máquina está decorada com um adesivo com a logomarca do Ramada Encore e um

de identifica­ção com o seu nome. Programada para circular pelo lobby do hotel, ela possui sensores de toque, presença e movimento que possibilit­am-na desviar de obstáculos. O robô utiliza uma plataforma de hardware com capacidade de interpreta­ção de voz e fala.

Com formato humanoide – o modelo Sanbot Elf possui rosto, braços e silhueta feminina –, a Rebeca Berrini exibe tamanho com cerca de 1 metro de altura e sua velocidade máxima de 2,5 km/h representa a metade da velocidade que pessoas conseguem atingir caminhando.

Para ser servido pelo robô, o hóspede tem que se aproximar da máquina e dizer o que precisa. Pode pedir informaçõe­s gerais sobre o hotel e seus serviços. O robô não atende a pedidos de itens e também não efetua entregas. A máquina realiza pesquisa de opinião, perguntand­o, também pela tela, como a pessoa avalia sua estadia no hotel. Se receber cinco estrelas, a Rebeca comemora com uma expressão de felicidade e ainda manda um “tchau”.

 ??  ?? A robô Rebecca em frente ao Ramada Encore Berrini
A robô Rebecca em frente ao Ramada Encore Berrini

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil