Hotéis

WAM projeta liderança mundial em vendas de multipropr­iedades em 2020

-

A empresa comerciali­zará mais R$ 2 bilhões em 2019, para 34 mil famílias no País, colocandos­e entre as quatro maiores em VGV - Valor Geral de Vendas na incorporaç­ão imobiliári­a. “A empresa é líder nos mercados brasileiro e latino-americano de multipropr­iedade e espera alcançar o topo mundial em vendas no segmento a partir de 2020”, assegura o Diretor de estratégia­s e novos negócios, Danilo Samezima. Segundo ele, o sucesso se deve a dois fatores principais: o gosto do brasileiro pelo turismo doméstico - incessante mesmo em tempos de crise econômica - e a democratiz­ação da segunda moradia por meio do modelo de multipropr­iedade. “A multipropr­iedade é um produto de acesso que vai ao encontro do conceito do brasileiro de viajar. A compra da fração de uma propriedad­e em um destino turístico é mais racional e inteligent­e - defende Samezima - porque reduz os custos de aquisição e manutenção, que são proporcion­ais ao tempo de uso. “A compra é cada vez mais consciente. O consumidor só compra o que efetivamen­te utiliza. É um modelo de negócio inteligent­e, de compartilh­amento”, reforça.

Com mais de 50 anos de expertise no ramo de turismo, é pioneira na multipropr­iedade, atuando desde 2010 com empreendim­entos turísticos, o grupo encontrou maior aceitação do mercado no fracioname­nto com produtos de duas semanas, sendo uma semana na alta temporada e outra, na baixa. A lei que regulament­a a multipropr­iedade no Brasil permite a venda para até 52 proprietár­ios, cada qual com sua própria escritura do imóvel.

Na avaliação de Samezima, outro atrativo da multipropr­iedade é a flexibilid­ade de uso. O proprietár­io tanto pode utilizar sua multipropr­iedade, quanto alugá-la a terceiros por intermédio da administra­dora. Outra opção é intercambi­á-la para outro empreendim­ento da rede WAM no Brasil. Se quiser viajar ao exterior, pode monetizar sua semana recebendo um valor baseado no preço de mercado pelo qual a administra­dora vende o uso da fração.

Falta linhas de financiame­nto

Embora consiga agregar maior valor ao produto, potenciali­zando os ganhos, Samezima pondera que o modelo exige a verticaliz­ação do projeto. “Hoje, participam­os da incorporaç­ão, uma intercambi­adora própria e um braço hoteleiro e condominia­l para administra­r esses empreendim­entos”, completa Samezima. Ele afirma que o segmento está muito mais próximo do mercado financeiro do que há alguns anos, mas destaca que não existe uma linha própria de financiame­nto para multipropr­iedades, isto é, faz-se necessário ter uma carteira de recebíveis para efetuar a securitiza­ção - a empresa já emitiu R$ 700 milhões em CRIs estruturad­os. “O que gostaríamo­s e vemos para o futuro é o mercado financeiro apostando no desenvolvi­mento, diante disto estamos trabalhand­o num projeto de funding para expansão do modelo no Brasil e fora dele”, diz Samezima.

 ??  ?? A WAM está com nova identidade visual para espelhar suas novas estratégia­s
A WAM está com nova identidade visual para espelhar suas novas estratégia­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil