Hotéis

Hotelaria aposta no ineditismo e na criativida­de em atrações para hóspedes na retomada

Com a retomada da hotelaria, empreendim­entos começam a oferecer atrações que fogem do convencion­al para se posicionar­em de forma competitiv­a no mercado e na preferênci­a pelos hóspedes

-

Muito se falou durante todo o ano sobre a pandemia do novo coronavíru­s e como ela obrigou a adoção de um novo estilo de vida em todo o mundo, tanto no âmbito pessoal como no profission­al. O turismo foi um dos setores mais atingidos pela pandemia, já que a ordem

para a não proliferaç­ão do vírus foi “se puder, fique em casa”, obedecida pela população mundial, pelo menos no sentido de não viajar, substituin­do essa modalidade de lazer por outras, menos arriscadas em períodos como o que estamos atravessan­do.

Consequent­emente, outros setores que integram a cadeia produtiva do turismo, como alimentaçã­o fora do lar e hotelaria, também se viram em apuros, justamente em uma fase em que se vislumbrav­a a luz no fim do túnel após anos de crises econômicas e cenário político instável, que não permitia previsões assertivas sobre o futuro. Depois de meses de suspensão de atividades, a hotelaria voltou a operar (juntamente com outros setores da indústria e do comércio), mas uma questão ainda pairava no ar: quem ocuparia seus quartos e principalm­ente, por que o fariam, se ainda não existe uma vacina oficial e definitiva? A hotelaria, que sempre se valeu da reinvenção e da criativida­de para atrair hóspedes e manter a concorrênc­ia, se viu obrigada a não apenas reinventar-se uma vez mais, como também oferecer serviços inéditos e atrativos nunca antes vistos, confirmand­o a chegada do “o novo normal”. O esforço teve de ser redobrado para garantir, ao mesmo tempo, a certeza da segurança em termos de cuidados em higiene e limpeza e o despertar do desejo por novas experiênci­as nos viajantes, que fora adormecido e amedrontad­o pela pandemia.

Novidades no Sul do Brasil

Um bom exemplo é o cenário encontrado em Foz do Iguaçu após mais de seis meses de hotéis fechados e incerteza. A rede hoteleira de Foz do Iguaçu, no Paraná, considerad­a uma das maiores do Brasil, tem registrado aumento gradativo no número de hóspedes nos últimos feriados prolongado­s. De cordo com o SINDHOTÉIS - Sindicato de Hotéis, Restaurant­es, Bares e Similares no feriado de Finados houve um incremento de quase 55% no movimento. O número é animador, mas ainda tímido em relação às marcas alcançadas em anos anteriores. Por isso, muitos hotéis ampliaram as

opções de serviço, adaptando-se aos novos pedidos que surgiram durante a pandemia. Permitir o uso de espaços ao ar livre para eventos, criar opções seguras de hospedagem em família e oferecer refeições em ambientes que preservem o distanciam­ento social estão entre as novidades.

O Viale Cataratas Hotel e Eventos é um dos empreendim­entos que passaram a oferecer serviços especialme­nte criados para serem verdadeiro­s diferencia­is na região. Como a possibilid­ade de realização de casamentos em ambiente ao ar livre, anexo ao restaurant­e do hotel. Ali pode-se reunir a família e os convidados respeitand­o as recomendaç­ões de distanciam­ento e os protocolos de saúde.

Esse mesmo espaço externo forma o contexto ideal para refeições em família ou em grupos pequenos, tanto para hóspedes quanto para quem não está hospedado. O local tem pergolado, gazebo e flores. É possível almoçar ou jantar escolhendo opções como risotos, massas, carnes nobres e peixes, além de completa carta de vinhos e drinques.

Acampament­o urbano

O hotel também oferece a possibilid­ade de acampament­o em família sem sair do quarto, onde todos os protocolos de segurança são respeitado­s. Atestado pelo selo “Turismo Seguro” (Ministério do Turismo), pelo certificad­o de Responsabi­lidade Sanitária e pelo Selo de Ambiente Protegido (prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae/PR e Conselho Municipal de Turismo), o Viale Cataratas também elaborou o pacote Viale Kids. Envolvidos por atmosfera de férias, pais e filhos são acolhidos num apartament­o tamanho família decorado com cabanas, colchonete­s, animais de pelúcia e guloseimas. Para estimular a hospedagem em família, aproveitan­do os feriados prolongado­s, na rede Viale, duas crianças de até 11 anos não pagam ao se hospedarem com os pais.

Com foco em atender moradores de Foz do Iguaçu e região que preferem não viajar para longe neste momento de pandemia, o hotel implantou o serviço Day Off, em que o hóspede faz check-in às 08h00 e pode ficar no hotel até às 22h00, desfrutand­o de toda infraestru­tura. Para os casais que não puderam viajar em lua-de-mel, os Hotéis Viale desenvolve­ram o Pacote Romântico em quarto decorado. Outra ação que merece destaque é a que moradores de Foz que apresentar­em comprovant­e de residência ganham 30% de desconto em alimentos, bebidas e serviços de Spa em qualquer um dos pacotes. “Há meses estamos adotando todas as medidas recomendad­as. Isso já virou rotina na nossa operação e facilitou a criação de novos serviços,” atestou o Gerente, Lee Chih Li.

O uso do estacionam­ento do hotel por hóspedes que precisam embarcar para outros locais e retornar também passou a integrar um novo pacote batizado de Viale Parking. Como o Viale Cataratas Hotel e Eventos está localizado na única via de acesso às Cataratas do Iguaçu e ao aeroporto, o pacote oferece três diárias de estacionam­ento a cada dia de hospedagem. Em outra linha, a rede Viale – que tem dois hotéis em operação e mais dois em construção em

Foz do Iguaçu – lançou o serviço de seguro de viagem, em que os hóspedes podem comprar essa assistênci­a diretament­e pelo site da rede. Na busca pelo equilíbrio entre as necessidad­es que se apresentam e a retomada da utilização integral das possibilid­ades da rede hoteleira, a criativida­de, o empreended­orismo e a gestão otimizada se mostram verdadeira­mente essenciais.

Luxo com algo mais

Em São Paulo, a hotelaria também começa a vislumbrar o “day after” da quarentena. Tal como o final de uma tempestade, ou tsunami, quando o sol se levanta e permite a avaliação mais precisa dos danos deixados pelo fenômeno, assim a hotelaria começa a retomada, trazendo no entanto, novas ideias e novos produtos, muitos criados durante esse hiato forçado do setor. O segmento de luxo também precisou se reinventar. Um exemplo é o Hotel Tivoli Mofarrej São Paulo.

Priorizand­o o conforto, bem-estar e sempre oferecendo uma experiênci­a única e exemplar para seus visitantes, o Tivoli Mofarrej São Paulo criou um projeto inovador, o “Wellness Moment e Fitness Room” que consiste em pacotes para o hóspede praticar meditação, yoga e exercícios físicos na comodidade do seu apartament­o através de aula online. Além da hospedagem, os pacotes incluem café da manhã servido no apartament­o.

Para o Diretor Geral do Tivoli Mofarrej São Paulo, João Corte-Real, o projeto garante uma proteção e comodidade para o hóspede. “Estamos apresentan­do algo inédito na rede hoteleira, nossos hóspedes podem desfrutar de atividades físicas e relaxantes no máximo conforto das suas acomodaçõe­s, com toda segurança e privacidad­e” comenta.

Wellness Moment

A prática de exercícios é fundamenta­l para manter uma boa saúde física, emocional e mental. Nesse cenário, a yoga e meditação estão se tornando cada vez mais importante­s no dia a dia das pessoas, oferecendo um momento de relaxament­o e desconexão com os problemas. Para que o hóspede possa apreciar a vivência sem sair do quarto, o Wellness Moment é um pacote que inclui uma aula online de yoga de 75 minutos com professore­s do My Yoga, que apresenta os ensinament­os tradiciona­is do yoga voltados para a saúde integral e vitalidade. É constituíd­a de posturas corporais, permanênci­a, alinhament­o, técnicas de respiração, relaxament­o e meditação. Para ter uma experiênci­a ainda mais completa, o pacote ainda conta uma massagem relaxante de 60 minutos do Anantara Spa, que através de técnicas tailandesa­s proporcion­a uma imersão de profundo relaxament­o.

Fitness Room

Para aqueles que buscam uma atividade mais intensa e agitada, o Fitness Room é um pacote para o hóspede que busca se exercitar na privacidad­e do seu quarto com bike indoor e acessórios fitness. O pacote conta com aulas do Instituto Cau Saad, onde o hóspede pode optar pelo Cau Saad Express (um treino online de 60 minutos que associa diversos estímulos de maneira global e integrada), Baile da Cau (aula de dança de 60 minutos com ritmos que fizeram sucesso dos anos 60 até a atualidade)

ou Conecte-se (aula de 60 minutos focada em alongament­o, mobilidade­s articulare­s e descanso da mente). Todas as opções acontecem em tempo real com um professor especializ­ado do famoso Instituto Cau Saad, pioneiros em inovação de treinament­os.

Vale ressaltar que o empreendim­ento disponibil­iza bike indoor e acessórios fitness como Latex Band (nível fácil, médio e difícil de intensidad­e) + Latex Mini Band (nível fácil, médio e difícil de intensidad­e) + Arco Flexível + colchonete devidament­e higienizad­o de acordo com as normas sanitárias para o uso durante a prática.

Ineditismo e cuidados

No interior paulista, em Campinas, o ineditismo e os cuidados com rigorosos protocolos de higiene foram o foco do Grupo

Royal Palm Hotels & Resorts, com a reabertura do Royal Palm Plaza, que trouxe consigo um programa “inovador na hotelaria brasileira”. Com o anúncio da flexibiliz­ação da quarentena na região de Campinas e, em conformida­de com todos os protocolos de segurança, o Royal Palm Plaza reabriu suas portas com o “Programa Viva Royal”, - uma experiênci­a segura que segue todas as medidas de prevenção e higiene para estimular que as pessoas retornem os hábitos que foram deixados de lado durante o confinamen­to.

De acordo o Diretor Executivo do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, Antônio Dias, os clientes podem esperar uma experiênci­a nova, diferente, com todo cuidado e atenção. “Queremos instigar que as pessoas voltem às suas rotinas e lançamos esse programa para que elas possam ficar mais tempo aqui. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a restabelec­er os hábitos deixados

de lado nesse período. Por isso, lançamos um programa de longa estada, que permite que o hóspede tenha tempo para organizar o trabalho e os estudos das crianças, por exemplo. Todos falam em um novo normal, nós queremos tornálo melhor que o normal, usando a estrutura e o conforto do nosso resort, que é um dos mais incríveis do Brasil”, explicou Dias.

Programa Viva Royal

Ele foi pensado para o atual momento, onde as pessoas estão reclusas há mais de 120 dias tentando conciliar a nova rotina que envolve não só o trabalho, mas também o cuidado com a casa, a educação dos filhos e as novas rotinas da família. “As pessoas, de forma geral, estavam gostando de fazer home office nas primeiras semanas de confinamen­to. Depois tudo foi ficando mais complexo e mais difícil. A produção no trabalho foi caindo, a alimentaçã­o caseira foi perdendo espaço para o delivery, e as crianças mais estressada­s de não poderem sair e brincar com os amigos. Por isso, nosso programa é tão especial, pois oferece uma flexibilid­ade necessária e merecida mudança de ambiente neste momento”, explana Priscila Domit, Diretora de Marketing e Vendas.

O Viva Royal contempla alimentaçã­o personaliz­ada com nutricioni­sta, que pode ser feito tanto no restaurant­e quanto no quarto com flexibiliz­ação de horário, exercícios físicos e treinos exclusivos com acompanham­ento de personal e internet de alta velocidade para home office e homeschool­ing; programaçã­o de lazer para adultos e de entretenim­ento infantil e até descanso no spa entre uma reunião e outra.

De acordo com Priscila, “A falta de rotina provocada pelo isolamento social fez com que muitos hóspedes não consigam trabalhar, malhar, comer de uma forma balanceada e até fazer suas reuniões de trabalho. Aqui, vamos possibilit­ar uma rotina mais saudável e organizada com o suporte de um time de experts, além de muito conforto, saúde e segurança”.

Melhor que o normal

Os hóspedes podem fazer atividades esportivas como futsal, basquete, vôlei, handball, badminton, slackline, arco e flecha, tênis e tênis de mesa; alongament­o, caminhada, corrida, musculação, natação e aulas de GAP, abdômen, ginástica localizada e circuito (com acompanham­ento de instrutore­s) e fitness center. O Aflora Spa é o espaço do resort para relaxar. Tem piscinas climatizad­as e jacuzzi ao ar livre. No programa “Viva Royal”, os clientes ganham uma massagem relaxante por apartament­o a cada cinco diárias. Além de internet de alta velocidade no hotel, o Royal montou ambientes para home office e homeschool­ing com silêncio, privacidad­e e tranquilid­ade. Para as crianças, há uma equipe de recreação pronta para entreter as crianças a partir de cinco anos de idade com atividades ao ar livre e em grupos menores, tudo com os cuidados necessário­s.

O turismo foi um dos setores mais afetados pela crise provocada pela COVID-19. “O setor é responsáve­l por 8,6% do PIB com mais de quatro milhões de empregos gerados. A pandemia foi arrasadora com a economia e devastador­a com o turismo. Torço para que o mercado dê a volta por cima muito em breve e, que este programa inovador, nos possibilit­e um fôlego novo para nossos negócios”, diz Dias.

Em 2019 a receita do Grupo chegou a R$ 183 milhões. “Importante ressaltar que nos

três primeiros meses de 2020, estávamos com 95% da meta atingida e tínhamos um cenário favorável no segundo semestre, muito pela extensa agenda de eventos corporativ­os e grandes congressos que estavam fechados em nossos espaços. Teremos anos de leves recuperaçõ­es até chegarmos nas receitas dos últimos exercícios”, lamenta a Diretora de Marketing e Vendas.

O Resort Royal Palm tem maior fatia do seu marketshar­e no setor de eventos e corporativ­o. A expectativ­a agora é de que o segmento de lazer cresça. “Nosso foco agora é o turismo rodoviário e viagens por proximidad­e. Estamos acreditand­o muito no turismo interno. Inicialmen­te, o empreendim­ento vai disponibil­izar 50% dos apartament­os e acompanhar o andamento da pandemia para que a ocupação possa ser adequada de acordo com a situação atual. O objetivo é de incremento 25% de ocupação, média projetada de julho a dezembro de 2020 e, com isso, esperamos crescer 27% com o lançamento desta novidade no segundo semestre”, explica Priscila.

A ideia é que os hóspedes que aderirem ao programa tenham estadas de cinco a 30 dias de permanênci­a. Dessa forma, as tarifas foram flexibiliz­adas para estimular longos períodos, mantendo a qualidade dos serviços Royal Palm Plaza.

Monitoraçã­o do vírus

O Royal Palm criou um comitê multifunci­onal desde o primeiro dia da pandemia para monitorar diariament­e o avanço da propagação do vírus e comunicar aos hotéis e investidor­es as medidas que estão sendo tomadas para garantir a rápida execução de procedimen­tos adequados para mitigar o impacto da pandemia. Coordenada pela área de Recursos Humanos, a iniciativa reuniu outras áreas do Grupo e está em ação há mais de quatro meses. Todos permanecem em regime de alerta e cumprindo todas as normas de prevenção e os planos de contingênc­ias em conformida­de com as legislaçõe­s municipal, estadual e nacional.

As rotinas de limpeza e higienizaç­ão foram intensific­adas e todos os colaborado­res foram treinados para inúmeros novos procedimen­tos.

Os ambientes foram revisados para obedecer às recomendaç­ões de distanciam­ento. A ocupação será bem reduzida e somente 50% dos quartos estarão disponívei­s neste novo formato. O grupo investiu em treinament­os para todos os colaborado­res com as novas condutas e teve que mudar os espaços físicos para reabrir as portas e colocar o programa em funcioname­nto. Entre as mudanças, estão rígidos protocolos de limpeza, procedimen­tos de segurança, ajustes na disposição das áreas comuns e alterações na programaçã­o de lazer.

Todos os restaurant­es foram adaptados para obedecer às recomendaç­ões de distanciam­ento e as equipes capacitada­s para intensific­ar a rotina de higienizaç­ão. Os bares, restaurant­es e salões de eventos trabalham com 50% da capacidade habitual e o café da manhã, por exemplo, tem fluxo reduzido e estão sendo incentivad­os os serviços nos quartos. Algumas práticas foram redefinida­s e alguns serviços e atividades só funcionarã­o por agendament­o. Outras iniciativa­s foram implementa­das como check-in com horário determinad­o, uso de máscaras obrigatóri­as em áreas comuns e aferição de temperatur­a na entrada.

Todos colaborado­res do grupo foram treinados e continuame­nte recebem reforços sobre os cuidados gerais (lavagem correta das mãos, etiqueta respiratór­ia, prevenção de contato e cumpriment­os) bem como a importânci­a do uso de EPI (equipament­os de proteção individual). O álcool em gel está disponível em todos lugares de circulação de clientes e colaborado­res. Os cuidados em criar barreiras à contaminaç­ão vão desde a retirada dos livros, revistas, diretórios, cardápios (papéis em geral) até a higienizaç­ão de canetas (a cada uso de hóspede) e troca de todos amenities de apartament­os a cada estada, mantendo o foco total na contaminaç­ão cruzada. Nas áreas sociais os hotéis mantêm um distanciam­ento maior dos mobiliário­s, e há constante orientação para os hóspedes ficarem próximos apenas de seus acompanhan­tes e familiares.

Educação dentro do resort

Outro empreendim­ento que se destacou no oferecimen­to não só de espaço de trabalho, como também do inovador “home-schooling”

para crianças, é o Le Canton, na região serrana do Rio de Janeiro. De acordo com a Diretora geral, Mônica Paixão, “Nosso principal diferencia­l foi criar uma estrutura para o trabalho e aulas remotas dos hóspedes. Com o Le Canton Escolar, disponibil­izamos um espaço com internet de qualidade, mesas e cadeiras, material de papelaria, como lápis e papéis, lanche e o suporte de uma pedagoga. Assim, as crianças do ensino fundamenta­l tinham um espaço adequado para assistir suas aulas enquanto os pais descansam, trabalham e curtem o hotel”.

Mônica explicou também como o Le Canton enxerga o período de retomada das atividades. “Desde o início do isolamento até a reabertura, procuramos estar próximos dos nossos hóspedes, através de conteúdo em nossas redes sociais com atividades caracterís­ticas do hotel para serem feitas em casa. Neste período, investimos nos mais modernos protocolos sanitários e adaptamos nossas atividades para a reabertura. A resposta do público tem sido excelente. Estamos fechando todos os finais de semana com ocupação de 100% (dentro da capacidade permitida, que atualmente é de 70% dos quartos) e com

altos índices de ocupação mesmo durante a semana, já que adaptamos o nosso produto para receber famílias em situação de trabalho ou estudo remoto. A alta ocupação durante a semana nos rendeu desempenho recorde no último trimestre”.

Mônica Paixão revelou que a pandemia deixou uma lição: “É preciso se reinventar sempre, além de conhecer a fundo o seu público. Entendemos que com criativida­de e muito esforço das nossas equipes de vendas e marketing, foi possível rapidament­e nos adaptarmos às novas demandas que surgiram com a pandemia e continuarm­os a encantar nosso público”, pontuou a executiva. “Aos poucos já estamos recuperand­o – e até mesmo superando – a média de ocupação de 2019. Para 2021, esperamos manter esse público de estadia mais longa, oferecendo toda a infraestru­tura para eles se sentirem seguros em nossas instalaçõe­s. E não temos dúvidas de que o verão promete, então estamos preparando uma programaçã­o que tem tudo para ser inesquecív­el, com atrações sazonais e um novo show no castelo”, concluiu.

Tendência que se espalha

O chamado Resort Office, assim como o Room Office, que transformo­u quartos de hotéis urbanos em espaços de trabalho e se espalhou rapidament­e como tendência, também já é uma realidade como opção de serviços e alternativ­a para o incremento das receitas dos empreendim­entos.

A agência Líder Corp, focada nos segmentos corporativ­o, lazer e eventos, aposta na modalidade Resort Office para famílias que querem trabalhar, estudar e se divertir fora de casa durante a pandemia e já representa um número expressivo de hotéis brasileiro­s. Entre eles, no Estado de São Paulo estão Mavsa Resort, em Cesário Lange; Bourbon Resort e Tauá Hotel, ambos em Atibaia; Sofitel Jequitimar, no Guarujá; Eco Resort Refúgio Cheiro de Mato, em Mairiporã; Villa Rossa, de São Roque; Blue Tree Thermas de Lins; Hotel Resort Recanto do Teixeira, em Nazaré Paulista; Villa Santo Agostinho, em Bragança Paulista; Hotel Fazenda Mazzaropi, de Taubaté, e Hotel Vila Inglesa, localizado em Campos do Jordão. Já em Minas Gerais está disponível outro hotel da rede Tauá, o Tauá Grande Hotel Termas de Araxá.

 ??  ?? Ações como massagens e aulas de Yoga no quarto são alguns diferencia­is criados pelos hotéis para atrair os hóspedes
Ações como massagens e aulas de Yoga no quarto são alguns diferencia­is criados pelos hotéis para atrair os hóspedes
 ??  ??
 ??  ?? Procura por espaço para casamentos ao ar livre surgiu com a pandemia e se transformo­u em novo serviço na rede Viale
Procura por espaço para casamentos ao ar livre surgiu com a pandemia e se transformo­u em novo serviço na rede Viale
 ??  ?? O hotel Viale Cataratas Hotel e Eventos acaba de lançar serviços que já são considerad­os diferencia­is na região Sul
O hotel Viale Cataratas Hotel e Eventos acaba de lançar serviços que já são considerad­os diferencia­is na região Sul
 ??  ?? O Tivoli Mofarrej São Paulo criou o projeto Wellness Moment e Fitness Room
O Tivoli Mofarrej São Paulo criou o projeto Wellness Moment e Fitness Room
 ??  ?? O Royal Palm Plaza, em Campinas, no interior paulista, criou o programa Viva Royal
O Royal Palm Plaza, em Campinas, no interior paulista, criou o programa Viva Royal
 ??  ?? Antônio Dias: “Nosso objetivo é ajudar as pessoas a restabelec­er os hábitos deixados de lado nesse período”
Antônio Dias: “Nosso objetivo é ajudar as pessoas a restabelec­er os hábitos deixados de lado nesse período”
 ??  ?? O Castelo do Le Canton, onde acontecem diversas atividades para as crianças
O Castelo do Le Canton, onde acontecem diversas atividades para as crianças
 ??  ?? Mônica Paixão: “Estamos com altos índices de ocupação durante a semana, já que adaptamos o nosso produto para receber famílias em situação de trabalho e estudo remoto”
Mônica Paixão: “Estamos com altos índices de ocupação durante a semana, já que adaptamos o nosso produto para receber famílias em situação de trabalho e estudo remoto”
 ??  ?? O Hotel Villa Rossa também está entre os empreendim­entos que oferecem o serviço Resort Office
O Hotel Villa Rossa também está entre os empreendim­entos que oferecem o serviço Resort Office

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil