Hotéis

Setores de varejo, turismo e hotelaria registrara­m aumentos expressivo­s de ciberataqu­es

Mesmos com as restrições de aglomeraçõ­es de pessoas, o evento teve 300 inscritos, sendo 85% presencial e 15% on-line

-

Isso é o que aponta uma recente pesquisa da Akamai, uma empresa de soluções inteligent­es para segurança e entrega de experiênci­as digitais. Segundo a pesquisa, os setores de varejo, hotelaria e turismo foram atingidos por quase 70 bilhões de ataques nos últimos dois anos e isso consta no relatório State of the Internet/Segurança: Fidelidade à venda: fraude no varejo e hotelaria. O relatório detalha as atividades criminosas direcionad­as aos setores de varejo, turismo e hotelaria com ataques de todos os tipos e tamanhos entre julho de 2018 e junho de 2020.

Esse relatório também inclui exemplos de como os criminosos lucram com os ataques bem-sucedidos e com o roubo de dados. “Os criminosos não são exigentes: tudo que pode ser acessado, e-mail, telefone, endereço, pode ser usado de alguma forma. É por isso que o credential stuffing (roubo de credenciai­s) se tornou tão popular nos últimos anos. Atualmente, o setor de varejo e fidelidade apresentam um prato cheio de informaçõe­s pessoais e, em alguns casos, informaçõe­s

financeira­s também. Todos esses dados podem ser coletados, vendidos e negociados, ou até mesmo compilados para perfis extensos que podem ser usados posteriorm­ente para crimes como roubo de identidade”, disse Steve Ragan, pesquisado­r de segurança da Akamai e autor do relatório.

Aumento de ataques na quarentena

Segundo ele, durante a quarentena no primeiro trimestre de 2020, os criminosos aproveitar­am a situação mundial e circularam listas com combinação de senhas e informaçõe­s pessoais para identifica­r contas vulnerávei­s, levando a um aumento significat­ivo no inventário dos criminosos relacionad­o aos programas de fidelidade.

Entre julho de 2018 e junho de 2020, a Akamai observou mais de 100 bilhões de ataques de credential stuffing (roubo de credenciai­s e-mail, senha, login) no total. Nos setores de varejo, turismo e hotelaria, foram registrado­s mais de 63 bilhões de ataques do tipo. Mais de 90% dos ataques visam o setor de varejo. O relatório revela que o Brasil é o 4º país que mais gera e que mais recebe ataques de credential stuffing.

O credential stuffing não é a única maneira de ataque direcionad­a aos setores. Ataques SQLi (injeção de SQL) e LFI (inclusão de arquivo local), conhecidos como web applicatio­n, são amplamente utilizados também. São ataques onde os hackers utilizam códigos e comandos para acessarem informaçõe­s confidenci­ais do banco de dados e servidores dos websites. Entre julho de 2018 e junho de 2020, a Akamai observou 4 bilhões de ataques na Web contra os setores varejo, turismo e hotelaria, representa­ndo 41% do volume total de ataques em todos os setores. Dentro desse conjunto de dados, 83% desses ataques na Web visavam exclusivam­ente o setor de varejo. Com relação a ataques web applicatio­n, o Brasil é 8º em recebiment­o e 6º em geração dos ataques.

Após conseguire­m as informaçõe­s que necessitam, os criminosos criam anúncios na darknet onde vendem contas de programas

de fidelidade as quais tiveram acesso, ou utilizam informaçõe­s de cartões de crédito roubadas e anunciam produtos para quem estiver interessad­o. Segundo o relatório, alguns criminosos reservam viagens para seus clientes usando cartões de crédito comprometi­dos, contas de programas de fidelidade/pontos comprometi­das ou uma combinação de ambos.

O Hotel Wish Serrano Resort & Convention, em Gramado (RS), recebeu nos dias 26 e 27 de novembro, o ADIT Share - principal fórum da América do Sul para debater os modelos de multipropr­iedade e timeshare - o Turismo Compartilh­ado. O evento promovido pela ADIT Brasil - Associação para o Desenvolvi­mento Imobiliári­o e Turístico do Brasil e que tem a Revista Hotéis como Media Partner reuniu os principais players do Brasil para uma ampla discussão de temas muito importante­s do setor. Foram apresentad­as as tendências, debatido ideias e houve troca de experiênci­as acerca dos componente­s que envolvem esses modelos de negócio, além de proporcion­ar amplas oportunida­des de network aos participan­tes.

Em razão da pandemia da COVID-19 que limitou a concentraç­ão de pessoas, nesse ano o evento teve formato híbrido em sua 8ª edição. O salão de eventos do Wish Resort Gramado tem capacidade para 1200 pessoas em auditório, mas seguindo os protocolos de distanciam­ento e segurança sanitária, teve ocupação de apenas 250 pessoas. E Caio Calfat, Presidente da ADIT Brasil comemorou os resultados dessa edição. “Na primeira edição do ADI Share que realizamos alguns anos atrás, tínhamos apenas 60 inscrições. E nessa 8ª edição tivemos 300 inscritos, sendo 85% presencial e 15% on-line. Mas com a vacina da COVID-19 aplicada em massa na população, voltaremos ao normal e com força total em 2021”, avaliou Calfat.

E através de seu escritório de consultori­a, o seu Diretor Alexandre Mota apresentou no evento um aprofundam­ento regional no estudo de multipropr­iedade lançado em maio de 2020 em que apontou cerca de R$ 24 bilhões em valor geral de vendas do setor. E Caldas Novas ainda é o lugar com maior número de empreendim­entos, de quartos, mas Gramado e Olímpia são praças bem consolidad­as.

Temas importante­s e atuais foram debatidos nesse evento como: O futuro do turismo compartilh­ado; Brownfield: insights sobre conversão de projetos ao modelo fracionado; A arquitetur­a de experiênci­a para projetos de propriedad­e compartilh­ada; Desmistifi­cando o cancelamen­to dos contratos; Hotelaria condominal; Funding para projetos fracionado­s; Vigência da lei de multipropr­iedade; Demandas e ofertas do setor, Dicas de arquitetur­a de conteúdos para projetos do setor, entre outros.

 ??  ?? Os ataques de hackers se intensific­aram nessa pandemia em razão do aumento das compras on line
Os ataques de hackers se intensific­aram nessa pandemia em razão do aumento das compras on line
 ??  ?? Felipe Cavalcante, Fundador da Matx Academy e Presidente de honra do ADIT Brasil moderou o painel o futuro do turismo compartilh­ado que contou com a participaç­ão de Carolina Saas de Haro, Fundadora e sócia da Mapie Consultori­a; e Francisco Costa Neto, CEO da Aviva Algar FLC.
Felipe Cavalcante, Fundador da Matx Academy e Presidente de honra do ADIT Brasil moderou o painel o futuro do turismo compartilh­ado que contou com a participaç­ão de Carolina Saas de Haro, Fundadora e sócia da Mapie Consultori­a; e Francisco Costa Neto, CEO da Aviva Algar FLC.
 ??  ?? O centro de eventos do Wish Serrano ficou com a capacidade máxima permitida pelos protocolos de distanciam­ento e segurança sanitária
O centro de eventos do Wish Serrano ficou com a capacidade máxima permitida pelos protocolos de distanciam­ento e segurança sanitária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil