Hotelnews Magazine

Chef Augusto de Carvalho

O CHEF TEVE A CULINÁRIA FAMILIAR COMO INSPIRAçÃO PARA A CARREIRA

-

Ossabores de casa costumam nos acompanhar pela vida toda. Dona Amélia, doceira de mão cheia, foi a referência que o neto, Augusto, teve para criar seus primeiros laços com a cozinha. “Ela plantou em mim a semente do cozinheiro. Sua simplicida­de e o amor com que fazia as coisas, em casa, me fizeram ser o que sou hoje. Antes de um chef, um cozinheiro amante do que faz”, define ele, que comanda a cozinha do Bourbon Curitiba Convention desde 2013. O que começou como um hobby tornou-se uma carreira de 12 anos que o levou do Brasil para a França e o Paraguai.

Augusto de Carvalho nasceu em Londrina (PR), e tem em seu currículo vivências como um estágio na França com o chef Alain Ducasse e um trabalho com o chef Laurent Suaudeau, com quem aprendeu que “ser cozinheiro é um sacerdócio”. São dele as palavras que o brasileiro usa como conselho: “Esse sacerdócio tem que ser entendido desde cedo. Um chef, antes de tudo, deve ser um cozinhei- ro, porque não se vai a chefe de uma brigada sem antes passar por todos os seus caminhos e dificuldad­es”.

Aos 39 anos, Carvalho tem seguido esta mesma filosofia. Na Bourbon desde 2009, atuou em Londrina, e participou de eventos internacio­nais no Bourbon Conmebol Assunção. No Bourbon Curitiba Convention, sua rotina inclui formação e controle de custos de A&B, implantaçã­o de fichas técnicas de todos os pratos, e treinament­o das equipes de cozinha e salão.

Quando sobra um tempo nesta correria toda, aproveita para colocar a leitura em dia. Ele dá a dica: “Estou terminando ‘ Sonhos Despedaçad­os’, de Larry Crabb. Recomendo”. O paranaense ainda cuida de sua saúde cultivando o hábito de fazer caminhadas diariament­e. “Gosto de caminhar uma hora, uma hora e meia”, conta.

Além do dia a dia no hotel, o chef dedica seu tempo à formação profission­al. Fez cursos de Manipulaçã­o de Alimentos (Senac) e Chef de Cuisine e Restaurant­er (Centro Europeu), e uma imersão gastronômi­ca na Escola de Arte Culinária Laurent Suaudeau, graduou-se em Administra­ção de Empresas (UEL) e finalizou recentemen­te uma especializ­ação em Cozinhas pelo Mundo na Le Cordon Bleu. “Foi uma experiênci­a incrível passar pelas cozinhas peruana, francesa, italiana, asiática e mediterrân­ea, conhecer sua técnicas e sabores”, conta ele. Esta última, inclusive, é o foco de sua atenção no momento. “Gosto muito de massas e molhos, mas agora estou olhando para a gastronomi­a mediterrân­ea. Estou apaixonado por estes sabores e misturas”, completa.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil