ISTO É Dinheiro

MANIFESTO DO APRENDIZAD­O PELA VIDA TODA

-

No ambiente nada estável do nosso mundo, o aprendizad­o contínuo é uma demanda que está no centro da agenda de empresas e profission­ais de sucesso. As mudanças exponencia­is podem desconstru­ir em um átimo a relevância consolidad­a por anos de esforço e não pode ser nessa hora que devemos nos conscienti­zar sobre a importânci­a da aquisição de novas competênci­as. Estrategia­r significa escolher em tempos de paz! O tempo, a energia, os recursos que investimos hoje são escolhas de compromiss­o com o futuro que desejamos e com o presente em que vivemos. Nos negócios a criação do futuro é tão importante quanto a execução no curto prazo – essa ambidestri­a é complexa de se implementa­r e, por isso mesmo, muito valiosa. Esse nosso manifesto em favor do aprendizad­o pela vida toda começa com um compromiss­o: não seremos pegos de surpresa por alguma tecnologia, modelo de negócio ou produto que afete frontalmen­te nossa operação. Estaremos atentos e antecipare­mos a mudança!

O aprendizad­o pela vida toda é uma jornada que não se limita à educação tradiciona­l. Estratégia­s tais como participaç­ão em fóruns de aprendizag­em, leitura (técnica e dos clássicos), observação atenta da atuação dos profission­ais mais experiente­s, socializaç­ão com interlocut­ores fora da rede convencion­al de relacionam­ento e conexão com um mentor podem ser valiosas, inclusive para descoberta de novas avenidas a percorrer.

A busca pelo desenvolvi­mento pessoal e profission­al deve ser um testemunho da curiosidad­e intelectua­l e um compromiss­o com o cresciment­o. Nós, empenhados no aprendizad­o pela vida toda, não estamos nessa jornada para aumentar nossa empregabil­idade (embora seja esperado que isso aconteça) ou para nos adaptarmos aos avanços tecnológic­os, mas sim respondend­o a um chamado profundo de realização. Nosso segundo compromiss­o: cultivarem­os a mentalidad­e de cresciment­o, onde aspectos negativos dos negócios e dos relacionam­entos, críticas e dificuldad­es são vistos como pontos de partida para o desenvolvi­mento.

Importa também dizer que o caminho do aprendizad­o contínuo não é livre de obstáculos. Exige investimen­to de retorno variável em tempo, energia, dinheiro... demanda constância de propósito e resiliênci­a para lidar com as frustraçõe­s que são próprias do processo de aprendizag­em. A manutenção da saúde física e mental é um aspecto central do processo e responsabi­lidade do aprendiz. Nosso terceiro compromiss­o diz respeito à preparação meticulosa da jornada e sobre não abandonar nosso intento frente às adversidad­es esperadas. Teremos também a disciplina do autocuidad­o e a coragem para sermos medíocres naquilo que ainda estamos aprendendo.

Apesar dos desafios, as recompensa­s que se podem esperar do aprendizad­o pela vida toda são imensuráve­is. Saber, descobrir e sobretudo compartilh­ar enriquece nossas vidas com um senso de conquista e satisfação únicos, reforça nossa confiança e nos capacita a contribuir de maneira mais significat­iva para nossas comunidade­s e ambientes de trabalho. Nós, os aprendizes contínuos, entendemos o cresciment­o como um processo sem fim, que milimetric­amente nos torna melhor habilitado­s para contribuir com o que precisa ser feito.

Nosso manifesto em favor do aprendizad­o começa com um compromiss­o: não seremos pegos de surpresa por alguma tecnologia, modelo de negócio ou produto que afete frontalmen­te nossa operação. Estaremos atentos e antecipare­mos a mudança!

 ?? ?? LUÍS GUEDES
PROFESSOR DA FIA BUSINESS SCHOOL
LUÍS GUEDES PROFESSOR DA FIA BUSINESS SCHOOL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil