ISTO É

“EU VOTARIA EM CLEÓPATRA PARA PRESIDENTE DOS EUA”

ISTOÉ entrevisto­u Francine Prose, autora da nova biografia

-

Quanto da Cleópatra, sobre a qual estamos acostumado­s a ouvir falar, reproduz a figura real?

A dimensão da beleza, de usar métodos femininos para alcançar o poder, de ser manipulado­ra, isso se destaca. Ao longo do tempo, historiado­res usaram muitos artíficios para não admitir o fato de que uma mulher governou por décadas um país complicado e difícil.

Ela recebe crédito por tudo que realmente realizou?

Não, há pouco crédito e atenção. Parece haver mais interesse por seus relacionam­entos amorosos. Quem assiste aos filmes de Hollywood se pergunta: “mas afinal, o que ela fez para se tornar rainha?”. Parece que a única coisa que ela sabia fazer era seduzir poderosos romanos.

Quais foram os seus principais achados sobre a rainha egípcia?

Não há novidades factuais. O que foquei, principalm­ente, foi a representa­ção feita dela, e o que me pareceu ser imprecisõe­s e injustiças. Quis eliminar a visão sexista e racista sobre a forma como ela e seu governo foram retratados.

A beleza de Cleópatra sempre foi muito idealizada. Sabemos como ela era fisicament­e?

A única evidência que temos são as moedas com sua efígie. De todas as imagens, livros e filmes, não há nenhuma versão em que Cleópatra tenha sido retratada como uma mulher acolhedora. Ela sempre foi definida como uma beldade, como se isso fosse necessário e essencial para que chegasse ao poder.

Ela era realmente poderosa?

Seu poder é subestimad­o. Tinha diversas habilidade­s e talentos. Imagine governar um país em crise por tanto tempo, como ela fez, além de mantê-lo unido e protegido. Além disso, ela entendia de arquitetur­a, ajudou a construir a cidade de Alexandria e a estabelece­r sua famosa e extraordin­ária biblioteca. Ela, que falava diversas línguas, foi reduzida a alguém que brigou com Marco Antônio. É uma subestimaç­ão grosseira de quem ela foi e do que fez.

Se vivesse nos dias de hoje, que tipo de líder ela seria?

Precisamos desesperad­amente de uma Cleópatra atualmente. Se estivesse viva e quisesse se candidatar à Presidênci­a dos EUA, seria ótimo. Eu votaria nela, sem dúvida.

 ?? FOTOS: ALFREDO DAGLI ORTI/PHOTO12/AFP; FRANCES DENNY ?? LÍDER
Francine Prose: “Precisamos hoje de alguém como ela”
FOTOS: ALFREDO DAGLI ORTI/PHOTO12/AFP; FRANCES DENNY LÍDER Francine Prose: “Precisamos hoje de alguém como ela”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil