Jornal da Cidade

Índice de renovação na ALMG é o menor dos últimos 20 anos

-

Os eleitores mineiros que foram às urnas, neste domingo, 2, elegeram 25 novos parlamenta­res para a 20ª Legislatur­a da Assembleia Legislativ­a de Minas Gerais (ALMG), que tem início em 1º de fevereiro de 2023. Outros 52 deputados estaduais foram reeleitos. Dessa forma, houve uma renovação de 32,46%, o que representa o menor percentual dos últimos 20 anos. Esse número leva em consideraç­ão o total de urnas apuradas. Esses são os deputados matematica­mente eleitos no Parlamento mineiro, mas é importante ressalvar que a lista oficial com os 77 nomes ainda terá que ser homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

RETORNO

Dos 66 atuais deputados que tentaram a reeleição para a ALMG, 52 retornaram, perfazendo um índice de 67,53% de sucesso. Ainda nas eleições de 2022, quatro parlamenta­res não concorrera­m a nenhuma vaga no Poder Legislativ­o ou no Poder Executivo miou federal, um deputado se candidatou a vice governador, um a senador, outro a suplente de senador e quatro a deputado federal. Entre os deputados estaduais desta 19ª Legislatur­a que não tentaram a reeleição, está o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), que, no início de julho, oficializo­u candidatur­a ao cargo de conselheir­o do Tribunal de Contasdo Estado(TCE-MG). A candidatur­a já foi apreciada por comissão especial e aguarda votação no Plenário. A deputada Celise Laviola (Cidadania) também não concorreu à reeleição para apoiar a candidatur­a do seu filho, Zé Laviola (Novo), um dos 25 novos eleitos. Já Léo Portela (PL) anunciou que deve se mudar para o exterior após o fim do seu mandato e apoiou a candidatur­a da irmã, Alê Portela (PL), também eleita. O deputado Sávio Souza Cruz (MDB) não tentou se reeleger. Alguns parlamenta­res da 19ª Legislatur­a tentaram outros cargos na política estadual e federal nas nestas eleições, como o deputado André Quintão (PT), que concorreu a vice-governador na chapa encabeçada por Alexandre Kalil (PSD) ao Governo de Minas. A chapa foi derrotada pela do atual governador Romeu Zema (Novo), que venceu as eleições no 1º turno. Já o deputado Cleitinho Azevedo (PSC) conquistou uma vaga no Senado. Virgílio Guimarães (PT) disputou como o primeiro suplente na chapa de candidatur­a também ao Senado de Alexandre Silveira (PSD), que não se elegeu. Foram candidatos a deputado federal os deputados Bráulio Braz (PTB), Glaycon Franco (PV) e Guilherme da Cunha (Novo), assim como a deputada estadual Rosângela Reis (PL), a única eleita.

HISTÓRICO DE RENOVAÇÃO

Os índices de renovação da Assembleia Legislativ­a têm se alterado ao longo dos últimos 20 anos. No ano da primeira eleição como presidente de Luiz Inácio Lula da Silva( PT ), em 2002, a ALMG apresentou o maior índice de renovação :46,75%. Em 2006, as mudanças ocorreram em 40,25% das vagas. A renovação nas eleições de 2010 e 2014 represento­u pouco mais de um terço dos deputados que tentaram reeleição: 36,36% e 33,77%, respectiva­mente. Já em 2018 a renovação ficou em 40,25%.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Dos 66 atuais deputados que tentaram a reeleição para a ALMG, 52 retornaram
DIVULGAÇÃO Dos 66 atuais deputados que tentaram a reeleição para a ALMG, 52 retornaram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil