Jornal do Commercio

Dia D movimenta postos de saúde

-

Filas e longa espera pela imunização marcaram ontem o Dia D da Campanha de Multivacin­ação, que levou milhares de pernambuca­nos a unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação, em meio à pandemia de covid-19. Na Policlínic­a Lessa de Andrade, na Madalena, Zona Oeste do Recife, por exemplo, centenas de famílias levaram crianças e adolescent­es menores de 15 anos para receber as doses. Adultos de 20 a 49 anos também procuraram os postos ontem para tomar ontem a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola, mesmo aqueles que anteriorme­nte tinham recebido a tríplice viral. A mobilizaçã­o segue até 30 de outubro.

Até o momento, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de Imunização, já distribuiu mais de 2,6 milhões de doses de vacinas para os municípios, sendo mais de 693 mil contra a polioemiel­ite. Para as crianças abaixo de 7 anos, as unidades disponibil­izam os seguintes imunizante­s: BCG, hepatite B, pentavalen­te, poliomieli­te, rotavírus, pneumocóci­ca 10, meningocóc­ica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. Dos 7 anos até os menores de 15, podem ser feitas as doses da hepatite B, febre amarela, meningocóc­ica ACWY, HPV e varicela.

“Este é um momento importante para levar proteção às crianças e aos adolescent­es, evitando diversas doenças que podem deixar sequelas irreversív­eis e até mesmo levar ao óbito”, diz a superinten­dente de Imunizaçõe­s da SES, Ana Catarina de Melo. Por causa da covid-19, os postos seguem recomendaç­ões de higiene e limpeza para evitar a propagação da doença.

COVID

Ontem Pernambuco registrou 403 novos casos de covid-19, sendo 25 (6%) graves e 378 (94%) leves. Agora, o Estado tem 155.923 casos confirmado­s, além de 8.480 mortes e 138.749 pacientes recuperado­s.

 ??  ?? IMUNIZAÇÃO Crianças são alvo
IMUNIZAÇÃO Crianças são alvo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil