Jornal do Commercio

Yves eleito mais uma vez

Emedebista vence sétima eleição para prefeito e comandará cidade pela terceira vez

-

Com 57,5% dos votos válidos, Yves Ribeiro (MDB) derrota Francisco Padilha e será prefeito de Paulista pela terceira vez.

Yves Ribeiro de Albuquerqu­e (MDB), de 72 anos, foi eleito prefeito de Paulista, na Região Metropolit­ana do Recife (RMR), neste domingo (29). Às 18h40, quando 100% das urnas foram apuradas, o emedebista se viu escolhido por 83.858 eleitores, o que representa 57,52% dos votos válidos, e venceu Francisco Padilha (PSB), que terminou a disputa com 42,48%, equivalent­e a 61.931 votos. O segundo turno da eleição em Paulista ainda teve 21,73% de abstenção, 4,16% votos brancos e 9,95% votos nulos.

“Ganhamos, as crianças especiais, os idosos, os jovens, os trabalhado­res, os pescadores, os estudantes, enfim, todos os paulistens­es saíram vitoriosos dessa luta. Foi difícil, a briga contra a corrupção foi árdua, mas vencemos”, escreveu Yves em suas redes sociais após o resultado da eleição.

Esta será a terceira vez que Yves assumirá a prefeitura de Paulista. Antes, ele governou a cidade entre 2005 e 2012. Além disso, Yves tem uma longa história na política, pois também foi prefeito, por duas vezes, das cidades de Igarassu e Itapissuma, também no Grande Recife.

Para disputar a eleição deste ano, Yves teve de se desfiliar do PSB, partido pelo qual trilhou a carreira política, mas que preferiu lançar Padilha como candidato em 2020. Sem espaço no partido, Yves encontrou no MDB, partido que tem Raul Henry como presidente estadual, uma porta para entrar no pleito. Assim, ele correu atrás de aliados, teve Dido Vieira (MDB) como candidato a vice-prefeito, e acabou contando com três partidos na pequena coligação “Pra Paulista ser feliz”: Rede, PV e o próprio MDB.

Ribeiro ainda teve de superar um obstáculo judicial para estas eleições. Ele conseguiu reverter a impugnação de sua candidatur­a pela Justiça Eleitoral emitida em 16 de outubro deste ano, que afirmava que Yves, enquanto prefeito de Paulista, foi responsáve­l pelas verbas federais recebidas e teve as contas julgada irregulare­s pelo Tribunal de Contas da União (TCU) durante a gestão de 2005-2008.

Durante a campanha, Yves Ribeiro destacou sua experiênci­a. Inclusive, no último debate da Rádio Jornal com os candidatos em Paulista antes do segundo turno, ele ressaltou seus outros mandatos como prefeito. “Estou preparado, tenho uma longa história, fui vereador em 1976, duas vezes prefeito de Igarassu, duas vezes de Itapissuma e duas vezes de Paulista. Em Paulista, começamos com 28 postos de saúde, hoje são 15, vamos reabrir. Conseguimo­s trazer o Hospital Miguel Arraes, vamos trazer a maternidad­e que o povo quer, trazer uma Upa 24 horas para as praias, vamos reabrir o centro de crianças especiais, que foi fechado na atual gestão. Vamos fazer o centro para tratamento de animais e voltar a construir casas, eu construí três mil casas, e a população pede o desenvolvi­mento da cidade”, disse Yves Ribeiro na ocasião.

 ??  ??
 ??  ?? ELEITO Yves Ribeiro, que havia ganho no primeiro turno, comemora vitória também no segundo turno
ELEITO Yves Ribeiro, que havia ganho no primeiro turno, comemora vitória também no segundo turno
 ??  ?? CELEBRAÇÃO Resultado das urnas foi comemorado nas ruas. Muitos militantes não usavam máscara
CELEBRAÇÃO Resultado das urnas foi comemorado nas ruas. Muitos militantes não usavam máscara
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil