Jornal do Commercio

Paul McCartney

McCartney III foi produzido durante o isolamento, com o ex-beatle tocando todos os instrument­os e fazendo todos os vocais

- JOSÉ TELES teles@jc.com.br

No isolamento, ex-beatle grava disco tocando todos os instrument­os e fazendo todos os vocais.

Do álbum McCartney para o McCartney II passaram-se dez anos. Do II para o McCartney III, 40 anos. Paul McCartney foi pioneiro no primeiro escalão da música pop, a gravar um álbum tocando todos os instrument­os e colocando todas as vozes. Curiosamen­te, a trinca foi feita enquanto ele vivia circunstân­cias especiais. No primeiro, os Beatles rumavam ao final, e o álbum McCartney foi a gota d’água que faltava para a debandada. No segundo, tinha sido preso por posse de maconha no Japão, e dissolvera os Wings. Por fim, este terceiro foi realizado durante os meses iniciais da pandemia. Nenhum começou como um projeto de disco, comentou Paul McCartney em recente entrevista para a revista inglesa Uncut: “Em todos os três a intenção foi a de fazer música em casa, mas nunca com a intenção de um álbum. O McCartney III começou com um instrument­al que criei para trilha de uma animação de meu amigo Geoff Dunbar, teria que ser feito logo, então entrei em estúdio, e comecei a terminar outras canções e a coisa foi indo”. O estúdio a que se refere fica na pequena propriedad­e rural, em Sussex, onde passando a pandemia com a mulher, e parte dos filhos.

É o seu passatempo preferido ir ao estúdio e mexer nos instrument­os, compor linhas de baixo, trechos de músicas, tocar coisas aleatórias: “Quando é um álbum de carreira, comercial, ou lá que nome chamem, aí é menos divertido. Mas gravando por curtição dá prazer, e não tem pressão, fico tirando onda, como aconteceu com McCartney e McCartney II. Eu sou o professor Pardal fazendo experiênci­as em seu laboratóri­o”.

Ele costumava gravar ideias que lhe surgem num iPhone. Mas lhe chegam tantas, todas gravadas, que não tinha tempo de ouvir tudo, o que finalmente conseguiu fazer durante o lockdown. Selecionou um lote de canções incompleta­s e passou a trabalhar nelas. Veio basicament­e daí o repertório de McCartney III. Uma exceção é When Winter Comes, uma das faixas do álbum que mais se aproximam do que poderia ser uma música para os Beatles. É de 1992, e foi produzida por George Martin.

McCartney revela que até hoje consulta John Lennon quando está compondo. Toca um trecho da música como se estivesse amostrando a John, e pensando no que ele diria. Na citada entrevista, concedida em outubro, conta que no dia anterior, estava trabalhand­o numa música. “Consultou” Lennon. Os vocais não estavam bons. Ele os refez, e a música tomou outro rumo.

Cinquenta anos atrás, quando lançou McCartney, Paul foi impiedosam­ente malhado pela crítica. Foi seu trabalho mais polêmico, porque ele se recusou a lançá-lo depois de Let it Be, que seria o derradeiro álbum dos Beatles. Os integrante­s da banda, executivos da EMI não conseguira­m demovê-lo a postergar o lançamento, para não atrapalhar as vendas do álbum dos Beatles. Ele irritou também a crítica. Maybe I’m Amazed foi a única faixa elogiada. As resenhas baseavam-se mais na expectativ­a de quem escreveu sobre o álbum. Para os críticos a medida era os Beatles. E McCartney é um trabalho sem pretensões, com algumas faixas curtinhas, quase vinhetas, sem os arranjos complexos, nem com o trabalho dos engenheiro­s de som de Abbey Road.

Quarenta anos atrás, o McCartney II teve melhor acolhida, inclusive de Lennon, que começava a trabalhar no que seria seu último álbum. Lennon elogiou particular­mente Coming Up ,o hit do disco de Paul, que emplacou também Temporary Secretary, uma incursão pelo pop eletrônico, que se tornou uma das preferidas das pistas. McCartney III fica a meio caminho da despretens­ão de McCartney e do burilament­o de McCartney II.

 ??  ?? DISTANCIAM­ENTO Paul McCartney gravou o disco em sua propriedad­e rural em Sussex onde passa o período da pandemia com a família
DISTANCIAM­ENTO Paul McCartney gravou o disco em sua propriedad­e rural em Sussex onde passa o período da pandemia com a família
 ??  ?? PROFESSOR PARDAL McCartney III éo
terceiro disco solitário
PROFESSOR PARDAL McCartney III éo terceiro disco solitário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil