Jornal do Commercio

“Governar junto do povo todos os dias”

-

Eleito prefeito do Recife neste domingo (29),

João Campos (PSB), que aos 27 anos será o mais jovem gestor da capital pernambuca­na, aproveitou seu discurso após a vitória nas urnas para agradecer aos eleitores e disse que governará para todos os recifenses. “Fomos eleitos para ser o prefeito de todos os recifenses, independen­te de como a pessoa votou nessa eleição, de qual é o seu credo, raça, sua cor ou local onde mora. Nós governarem­os para todos os recifenses dessa cidade”, declarou o prefeito eleito. “Vamos governar junto do povo todos os dias”, acrescento­u João, afirmando que, dessa forma, irá superar os desafios do município.

Ovacionado por militantes e aliados, o socialista entrou no auditório do Recife Praia Hotel ao som do tradiciona­l frevo de bloco “Madeira que Cupim Não Rói”, de Capiba. Alguns apoiadores chegaram a lembrar da chapa formada pelos pais dos candidatos, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e Roldão Joaquim, que disputaram pela primeira vez a Prefeitura do Recife em 1992, mas saíram derrotados pelo senador Jarbas Vasconcelo­s (MDB). “A história se repete, mas com um final diferente”, comentou um aliado, referindo-se à vitória de João Campos e a vice Isabella de Roldão (PDT), em sua primeira corrida.

Como esperado, o agora prefeito do Recife fez questão de mencionar o seu pai, morto em um acidente aéreo durante a campanha presidenci­al em 2014. “Não tem como vir aqui hoje, celebrar essa vitória, e não fazer uma homenagem e lembrar daquele que é referência na minha vida e na política, como pessoa e cidadão, que é o meu pai Eduardo Campos. Eu lembro quando ele disse uma vez, sempre que puder ajudar alguém, ajude e não queria nada em troca. E sempre que fizer alguma coisa na vida, faça bem feito. Nós vamos fazer o que Eduardo Campos nos ensinou, na cidade do Recife”, afirmou João.

Sobre os próximos quatro anos, João Campos ressaltou que se dedicará integralme­nte a governar a cidade. “Recebi uma responsabi­lidade enorme, mas tão grande quanto essa responsabi­lidade vai ser minha dedicação para cuidar do Recife. Os próximos quatro anos da minha vida serão dedicados de maneira integral ao cuidado da cidade. Vai ser de manhã, de tarde e de noite, sábado, domingo, feriado e dia santo, porque eu não entro em nada da vida pela metade”, declarou, sob aplausos.

Outro ponto em seu pronunciam­ento foi com relação ao compromiss­o de seu governo com as mulheres. Durante o segundo turno, João foi acusado pela campanha de sua adversária, Marília Arraes, de usar ataques de cunho machista contra ela. Ao agradecer a Isabella, ele disse que sua participaç­ão na chapa majoritári­a “mostrou que todas as mulheres vão ser olhadas com muito carinho, atenção e muito respeito”.

A vitória da exsecretár­ia de Habitação do Recife, inclusive, passa a representa­r um fôlego maior do seu partido, o PDT, que não conseguiu eleger nenhum dos seus candidatos à Câmara Municipal, além de ter rachado internamen­te após rifar a pré-candidatur­a a prefeito do deputado federal Túlio Gadêlha.

TRAJETÓRIA

João Henrique de Andrade Lima Campos, 27 anos, formou-se em Engenharia Civil pela Universida­de Federal de Pernambuco (UFPE) em 2016. Paralelo ao curso, sempre atuou junto ao PSB. Em 2014, foi nomeado secretário de Organizaçã­o Estadual do partido. Dois anos depois, em 2016, foi chamado para ser chefe de gabinete do governador Paulo Câmara (PSB).

Em 2018, disputou sua primeira eleição para uma vaga na Câmara dos Deputados, sendo eleito com 460.637 votos, tornando-se o deputado federal mais votado da história de Pernambuco. Também em 2018, foi alçado ao posto de vice-presidente Nacional de Relações Federativa­s do PSB.

DISPUTA

Apesar de um primeiro turno morno, as eleições tomaram outro rumo no segundo turno. Em jogo entre João e Marília esteve a disputa pela herança política do ex-governador Miguel Arraes e também a definição de qual frente esquerdist­a conquistar­ia o poder.

No primeiro turno, João foi alvo dos adversário­s de partidos de direita e centrodire­ita, mas também do PT. Por esse motivo, se mantinha na defensiva, reconhecen­do o que fora feito ao longo de oito anos pelo PSB, mas reforçando o posicionam­ento de que enxergava necessidad­e de mais avanços. No segundo turno, partiu para o ataque, reforçando o antipetism­o e trazendo à tona denúncias contra a sua adversária.

Aos 27 anos de idade, João Henrique de Andrade Lima Campos será o prefeito mais novo das capitais

 ??  ?? Minutos após a vitória nas urnas, socialista­s e aliados lotaram comitê para celebrar
Não tem como vir aqui hoje, celebrar essa vitória, e não fazer uma homenagem e lembrar daquele que é referência na minha vida e na política, como pessoa e cidadão, que é o meu pai Eduardo Campos. Eu lembro quando ele disse uma vez, sempre que puder ajudar alguém, ajude e não queria nada em troca. E sempre que fizer alguma coisa na vida, faça bem feito. Nós vamos fazer o que Eduardo Campos nos ensinou, na cidade do Recife”, disse
João Campos
Minutos após a vitória nas urnas, socialista­s e aliados lotaram comitê para celebrar Não tem como vir aqui hoje, celebrar essa vitória, e não fazer uma homenagem e lembrar daquele que é referência na minha vida e na política, como pessoa e cidadão, que é o meu pai Eduardo Campos. Eu lembro quando ele disse uma vez, sempre que puder ajudar alguém, ajude e não queria nada em troca. E sempre que fizer alguma coisa na vida, faça bem feito. Nós vamos fazer o que Eduardo Campos nos ensinou, na cidade do Recife”, disse João Campos
 ??  ?? Depois de discursar em hotel, João Campos foi ao encontro dos militantes em carro aberto
Depois de discursar em hotel, João Campos foi ao encontro dos militantes em carro aberto
 ??  ?? Agora a gente tem que planejar o futuro. João tem o desafio enorme de continuar o trabalho de Geraldo Julio, e nós do governo do Estado vamos estar juntos (com ele)”,
disse Paulo Câmara
Agora a gente tem que planejar o futuro. João tem o desafio enorme de continuar o trabalho de Geraldo Julio, e nós do governo do Estado vamos estar juntos (com ele)”, disse Paulo Câmara
 ??  ?? Sentimento hoje é de gratidão pela confiança. A gente vai, sim, fazer uma grande gestão, revolucion­ária, do bem, do amor e do respeito”,
disse a vice-prefeita eleita, Isabella de Roldão (PDT)
Sentimento hoje é de gratidão pela confiança. A gente vai, sim, fazer uma grande gestão, revolucion­ária, do bem, do amor e do respeito”, disse a vice-prefeita eleita, Isabella de Roldão (PDT)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil