Jornal do Commercio

Reeleição

Centrão se mobiliza para que STF impeça recondução de Maia e Alcolumbre.

-

Líderes do Centrão lançaram uma ofensiva para barrar a possibilid­ade de o Supremo Tribunal Federal (STF) abrir caminho para a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidênci­a da Câmara e Davi Alcolumbre (DEM-AP) ao comando do Senado.

Um documento preparado pela cúpula do Progressis­tas, partido de um dos pré-candidatos à eleição da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem o aval de dez partidos. A carta chama qualquer iniciativa nesse sentido de “coronelism­o parlamenta­r”. Principal adversário do grupo comandado por Maia, Lira tem apoio do presidente Jair Bolsonaro para a sucessão na Câmara.

O STF começará a julgar na sexta-feira (4) ação impetrapor da pelo PTB pedindo que a Corte impeça a reeleição de Maia e de Alcolumbre. Além disso, a sigla presidida por Roberto Jefferson e o Progressis­tas querem que o julgamento seja retirado do plenário virtual, já que ali os ministros ficam longe dos holofotes e não sofrem pressão da opinião pública.

“O sistema democrátic­o e representa­tivo brasileiro não comporta a ditadura ou o coronelism­o parlamenta­r”, diz um trecho da carta, assinada Progressis­tas, PL, PSD, Avante, Patriota, Solidaried­ade, PSC, PSB, Rede e Cidadania.

Maia foi eleito três vezes presidente da Câmara e nega ser candidato, mas acredita ter o direito de concorrer, caso queira. Ele tenta construir um bloco de partidos, com cerca de 300 deputados - incluindo a esquerda - para apoiar um nome à sua sucessão. Seis parlamenta­res desse grupo integram a lista dos “cotados”: Aguinaldo Ribeiro (Progressis­tas-PB), Baleia Rossi (MDB-SP), Elmar Nascimento (DEM-BA), Luciano Bivar (PSL-PE), Marcelo Ramos (PP-AM) e Marcos Pereira (Republican­os-SP).

No Senado, Alcolumbre trabalha abertament­e por um novo mandato à frente da Casa, com respaldo do Palácio do Planalto.

 ??  ?? CÂMARA Maia nega ser candidato, mas defende poder concorrer
CÂMARA Maia nega ser candidato, mas defende poder concorrer
 ??  ?? SENADO Alcolumbre trabalha por um novo mandato na Casa
SENADO Alcolumbre trabalha por um novo mandato na Casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil