Jornal do Commercio

Aperto maior em 63 cidades do interior

Com aumento de casos da doença, governo do Estado proíbe atividades econômicas e sociais das 20h às 5h em 63 cidades

- CINTHYA LEITE cleite@jc.com.br

Diante do quadro de sufocament­o dos leitos de pacientes da covid-19 em regiões do Agreste e do Sertão de Pernambuco, o governo do Estado anunciou ontem restrição de circulação e de atividades econômicas a partir das 20h até 10 de março. Nos finais de semana, o horário limite é de 17h.

Apartir da próxima sexta-feira, 63 municípios de três regiões de Pernambuco deverão suspender todas as atividades econômicas e sociais, entre 20h e 5h. As cidades fazem parte das 2ª, 4ª e 9ª Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru (ambas as cidades no Agreste) e Ouricuri (no Sertão), respectiva­mente. E nos próximos dois fins de semana as atividades estarão proibidas ainda mais cedo: entre 17h e 5h, quando apenas serviços essenciais poderão continuar funcionand­o. As medidas restritiva­s devem seguir até o dia 10 de março.

O anúncio foi feito pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, em pronunciam­ento ontem. Os indicadore­s da pandemia em ascensão e a ocupação acima de 90% dos leitos nessas três Geres justificar­am a medida restritiva, segundo informou o governo do Estado. “A nova aceleração da doença tem superlotad­o os sistemas de saúde e vem repetindo o mesmo caminho de 2020, começando pelos Estados do Norte e, agora, chegando com força ao Nordeste”, disse Paulo Câmara.

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o Hospital Mestre Vitalino (HMV), principal unidade de saúde da região, passa atualmente por uma forte pressão feita pela pandemia, assim como ocorreu em junho do ano passado, na fase de aceleração dos casos da covid-19. O HMV oferece assistênci­a a moradores não apenas de Caruaru, mas de vários municípios com sintomas sugestivos da doença. Na unidade, 96% dos 80 leitos de terapia intensiva (UTI) estão ocupados com pacientes que apresentam quadro de síndrome respiratór­ia aguda grave (casos suspeitos e confirmado­s da infecção).

Ontem, diante do aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI, na rede pública de Caruaru, a prefeita Raquel Lyra informou que o município seguirá desempenha­ndo a série de estratégia­s que vem sendo adotadas ao longo dos últimos meses. “O governo do Estado divulgou novas medidas em 63 cidades, incluindo Caruaru, como a proibição de atividades econômicas e sociais, assim como a suspensão do retorno das aulas nas escolas públicas municipais, até 12 de março. Seguiremos todas as medidas do decreto e avaliando, dia a dia, a evolução e o resultado das ações. Como município, vamos tomar novas medidas, sempre que necessário”, frisou Raquel.

A 4ª Geres, com sede em Caruaru, congrega 32 municípios, e acumula, desde o início da pandemia, 39.689 casos leves da infecção pelo novo coronavíru­s, além de mais 3.255 quadros graves da doença, que são aqueles que precisam de assistênci­a hospitalar. Assim, a região totaliza quase 43 mil pessoas que já tiveram covid-19. O município de Caruaru é o que mais tem casos: 16.396.

Já a 2ª Geres, sediada em Limoeiro, também no Agreste, reúne 20 cidades. Juntas, elas somam 10.278 casos leves da doença e 1.293 quadros graves. Ao todo, são 11.571 pessoas que já se infectaram pelo novo coronavíru­s na região. E no Sertão do Estado, a 9ª Geres, com sede em Ouricuri, tem 11 municípios. Eles totalizam 11.676 casos da doença, sendo 10.902 leves e 774 graves.

Atento ao cenário epidemioló­gico da covid-19, o governador reforçou que o Estado segue monitorand­o diariament­e os números da covid-19. “Caso o índice de ocupação de leitos de UTI permaneça subindo, teremos que tomar medidas ainda mais duras nos próximos dias”, ressaltou. Segundo Paulo Câmara, durante os 11 meses de luta contra o novo coronavíru­s, Pernambuco montou a segunda maior rede de terapia intensiva (UTI) do País, com leitos no Recife e em mais 15 cidades, do litoral ao Sertão.

PRIVADOS

Ontem, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) passou a incluir, no boletim epidemioló­gico da covid-19, a taxa de ocupação de leitos das unidades da rede privada, assim como é feito com as vagas da rede pública estadual. Atualmente, a rede privada conta com 420 leitos voltados para os pacientes com síndrome respiratór­ia aguda grave (srag), condição caracteriz­ada também por sintomas de covid-19. Desse total, 60% estão em uso por pacientes. Quando analisados os leitos por tipo, a ocupação das UTIs (267 vagas) está em 72%; das enfermaria­s (153 vagas), em 39%.

A SES informou que “vem qualifican­do o sistema de informação para otimizar a análise e monitorame­nto desses dados, o que vem sendo feito de forma permanente para auxiliar na tomada de decisões nesta pandemia. Importante destacar que a taxa de ocupação é autodeclar­ada por cada serviço particular”.

Já taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI, administra­dos pelo governo do Estado, permanece em 88%. Além disso, 74% das vagas em enfermaria também estão com pacientes que apresentam quadro respiratór­io grave com sintoma sugestivo de covid-19. Ao todo, o Estado tem 1.928 leitos voltados para atender pessoas com essa condição: 996 são UTI e 932 enfermaria. Consideran­do o total de ambos os tipos de vagas, 81% estão ocupadas, segundo a SES.

Ontem, chegou ao País um lote com dois milhões de doses de vacinas prontas da Oxford/AstraZenec­a importadas da Índia. O imunizante deverá ser liberado, para o Ministério da Saúde, hoje. Até o fechamento desta edição, a SES não havia recebido informaçõe­s do governo federal sobre o horário de chegada das doses em Pernambuco.

Caso o índice de ocupação de leitos de UTI permaneça subindo, teremos que tomar medidas ainda mais duras nos próximos dias”, ressaltou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara

 ??  ?? MATA NORTE Em Carpina, restrições foram adotadas desde segunda-feira. Veículos na cidade são abordados e passam por higienizaç­ão
MATA NORTE Em Carpina, restrições foram adotadas desde segunda-feira. Veículos na cidade são abordados e passam por higienizaç­ão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil