Jornal do Commercio

Léo Gaúcho e o seu primeiro gol

- CAROLINA FONSÊCA cfonseca@jc.com.br

Com apenas o Campeonato Pernambuca­no por disputar neste início de temporada, o Náutico terá um calendário mais leve no primeiro semestre. Se engana, no entanto, quem pensa que o maior intervalo entre os jogos agrada o técnico alvirrubro Hélio dos Anjos. Na avaliação do treinador, o Timbu não tem nenhum tipo de vantagem por estar disputando apenas o estadual, enquanto os adversário­s locais participam também da Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Por isso, ele quer um Náutico vencedor no Estadual para garantir um ano repleto de competiçõe­s em 2022.

“Gostaria muito de estar disputando a Copa do Nordeste. Para mim, é a quarta competição mais importante do país, já que o primeiro é o Campeonato Brasileiro, depois a Copa do Brasil, Campeonato Paulista e a Copa do Nordeste. Clássicos, rivalidade, a preparação dos times fica em alto nível porque está jogando contra equipes de um nível muito alto também. Teria oportunida­de de dar mais rodagem para os jogadores mais jovens, porque teria mais partidas. Nós temos um prejuízo técnico por não participar e o financeiro também”, afirmou em entrevista ao comentaris­ta Ralph de Carvalho, da Rádio Jornal.

Por conta da situação financeira que o clube atravessa, Hélio dos Anjos reforça a responsabi­lidade que o atual elenco e comissão téc

DOS ANJOS:”Não

nica tem em garantir a participaç­ão nessas competiçõe­s no ano que vem. A estreia do Timbu no Pernambuca­no está marcada para este sábado (27), diante do Central, às 19h, no estádio dos Aflitos.

“Eu como treinador do Náutico não posso admitir não colocar o clube num calendário de Copa do Nordeste no ano que vem. Nós somos responsáve­is pelo calendário do futuro do Náutico. A nós foi incumbido a oportunida­de de fazer isso em 2021 para em 2022 o Náutico estar realmente no seu lugar em relação às competiçõe­s nacionais. Essa tem sido a minha palavra dentro do clube. Nós não podemos admitir o Náutico sem calendário em 2022 por causa de resultados ruins no

Campeonato Pernambuca­no”, declarou o técnico.

JEAN CARLOS

Um dos destaques do Náutico na disputa da Série B do ano passado, o meia Jean Carlos chama a atenção dos outros clubes brasileiro­s. Segundo informaçõe­s, o Vasco, que foi rebaixado à Segundona, fez sondagem para contratar o atleta. O técnico Hélio dos Anjos espera contar com o meia para o início da temporada. No entanto, não pode interferir numa possível saída do atleta.

“Jean Carlos é um jogador referência técnica dentro do elenco, importantí­ssimo. Foi um jogador muito importante na nossa recuperaçã­o. Não entro muito na questão (negociação). Se tem a proposta e é o melhor para o clube e para o atleta, a minha função é repor”, explicou.

Contratado em 2019 durante a disputa da Série C, Jean Carlos foi peça fundamenta­l no acesso do clube ao bater o pênalti decisivo no último minuto contra o Paysandu, comandado então por Hélio dos Anjos, que empatou e levou a partida para as cobranças de pênaltis, onde ele foi o primeira atleta alvirrubro a converter.

Depois, também foi importante nas semifinais contra o Juventude e na conquista do título sobre o Sampaio Corrêa. Já em 2020, o atleta foi o principal nome da temporada do Náutico quando atuou em 49 jogos e marcou 13 gols, sendo, inclusive, o artilheiro do time no ano.

Aestreia do Santa Cruz no Campeonato Pernambuca­no 2021, na noite da última quarta-feira, rendeu bons frutos para o clube. Além de largar com o pé direito, ao vencer o Vitória das Tabocas por 2x0, o Tricolor do Arruda viu brilhar a estrela de um jovem atacante que busca seu espaço na equipe titular. Léo Gaúcho tem 19 anos, foi acionado no decorrer da partida, no lugar do ídolo Pipico, e balançou as redes adversária­s. Foi o seu primeiro gol com a camisa coral.

Antes de chegar ao Arruda, Léo jogava nas categorias de base do Esportivo, do Rio Grande do Sul. Ele foi contratado pelo Santa Cruz em 2019, se destacou no Sub-20 do Tricolor, no ano passado, e também fez partidas pelo Sub23, o time de aspirantes, onde marcou um gol. Sua primeira partida no profission­al foi contra a Jacuipense, na Série C, quando esteve em campo por cerca de 25 minutos. A segunda oportunida­de veio com o técnico João Brigatti, que gostou do que viu.

“É um garoto sensaciona­l, focado. Para ter uma ideia, o nosso auxiliar, quando vai entrar um atleta, já passa a situação, onde ele vai se posicionar, principalm­ente nas bolas paradas. E ele já estava falando com o auxiliar, que não precisava falar mais nada porque ele já sabia, tinha decorado isso nos treinament­os. Entrou e teve sorte e competênci­a de fazer gol e nos deixa muito felizes porque é uma opção a mais”, contou Brigatti.

Em seu perfil oficial no Twit

Léo Gaúcho fez seu primeiro gol como profission­al

ter, o jogador lembrou o momento como um dia que vai ficar marcado para sempre. O atacante tem contrato com o Santa até o final de 2023. “Ontem um dia que vai ficar marcado pra sempre na minha vida. Meu primeiro gol como profission­al, só Deus e as pessoas que estão ao meu redor sabem o que eu passei para chegar até aqui. Feliz pela vitória e empenho da equipe, seguimos por mais!”.

O gol enche de confiança o jovem atacante para a partida de estreia no Nordestão, sábado, diante do Vitória, em Salvador, às 16h. A partida esteve ameaçada de não acontecer por conta do decreto do Governo da Bahia, que decidiu não permitir jogos de futebol até o próximo domingo. Mas houve retificaçã­o no decreto, permitindo a realização da partida, desde que respeitem o horário do toque de recolher no estado, que tem como objetivo tentar frear o avanço do coronavíru­s e acontece de 20h às 5h.

 ??  ??
 ??  ?? ATACANTE
ATACANTE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil