Jornal do Commercio

Mbappé brilha no Francês

-

O Paris Saint-Germain não teve dificuldad­es para golear o Dijon, por 4x0. Mbappé brilhou novamente, marcando dois gols. O resultado reabilita o PSG do revés para o Monaco na rodada anterior e leva a equipe de volta à vice-liderança, com 57 pontos, um a menos que o Lille, que joga hoje. O Dijon segue afundado na última colocação, com 15 pontos.

Afinal da Copa do Brasil entre Grêmio e Palmeiras começa às 21h de hoje, em Porto Alegre, com o confronto entre duas escolas de treinadore­s de muito sucesso no futebol brasileiro. Representa­da pelo gremista Renato Gaúcho, a tradiciona­l formação de técnicos no Sul do País buscará o quinto título consecutiv­o no torneio. Porém, o adversário será o time dirigido pelo português Abel Ferreira, nascido em um dos países que mais forma treinadore­s no mundo: são mais de 12 mil profission­ais licenciado­s.

Em toda a história da Copa do Brasil, de 1989 até hoje o torneio foi vencido 13 vezes por comandante­s nascidos no Rio Grande do Sul. A terra de onde saíram campeões como Luiz Felipe Scolari, Tite, Mano Menezes, Tiago Nunes e o próprio Renato Gaúcho do

FINAL

Renato Gaúcho busca do seu segundo título da Copa do Brasil

mina até mesmo o posto de técnico da seleção brasileira. De 2006 para cá somente gaúchos têm se alternado no cargo.

“O Grêmio tem disputado finais em todos esses anos. Mas não é possível ganhar o tempo todo. O Grêmio vai disputar com outro grande clube, qualquer um dos times podem ganhar. Temos de respeitar os adversário­s”, disse Renato Gaúcho.

Por outro lado, a escola portuguesa é uma das mais vitoriosas no mundo quando se trata de treinadore­s. O bom trabalho dos portuguese­s é uma das sensações recentes no futebol brasileiro. Jorge Jesus e Abel Ferreira foram os dois últimos campeões da Libertador­es.

“Nós, portuguese­s, temos como grande virtude partilhar conhecimen­to e estudo. Não é uma questão de nacionalid­ade, mas de trabalho”, disse Abel. “O Renato tem um trabalho extraordin­ário no Grêmio e não é por acaso. É fruto de continuida­de, de acreditar no que faz, mas saber que o caminho está sendo bem feito”, acrescento­u o técnico do Palmeiras, que parece já está acostumado a grandes decisões no futebol brasileiro.

De olho nessa final, os dois times se pouparam nos jogos do meio de semana. O Grêmio, Renato e vários titulares sequer viajaram para o compromiss­o contra o Red Bull Bragantino. O Palmeiras também descansou vários jogadores contra o Atlético-MG, no Mineirão, e deve fazer o mesmo no meio de semana, quando vai enfrentar o Corinthian­s pelo Campeonato Paulista. O principal desfalque do time é o meia Patrick de Paula, diagnostic­ado com covid-19.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil