Jornal do Commercio

Náutico vence e está na final. Hoje Sport pega o Salgueiro

- CAROLINA FONSÊCA esportes@jc.com.br

Campeão em 2018 e vice em 2019, o Náutico está de volta à final do Campeonato Pernambuca­no. O Timbu venceu o Santa Cruz por 2x1, no Clássico das Emoções realizado ontem na Arena de Pernambuco pela semifinal do Estadual e garantiu a classifica­ção para a final da competição. Os dois gols alvirrubro­s foram de Kieza, artilheiro do certame com nove gols. O adversário dos alvirrubro­s na final será conhecido nesta segunda-feira (10), no duelo entre Sport x Salgueiro, às 20h, na Ilha do Retiro.

Para o Santa Cruz, a derrota significou mais do que ficar de fora da briga pelo título. O Tricolor do Arruda também ficará de fora da Copa do Nordeste e provavelme­nte da Copa do Brasil de 2022 (tem uma possibilid­ade, dependendo das 10 vagas pelo ranking da CBF). Foi também a terceira eliminação dos corais na temporada, uma vez que o clube fez a pior campanha entre os 16 participan­tes do Nordestão e foi desclassif­icado na segunda fase da Copa do Brasil pelo Cianorte-PR. A salvação de 2021 está depositada na Série C do Campeonato Brasileiro, que começa no fim deste mês.

O JOGO

Classifica­do para as semifinais como a melhor equipe do primeiro turno, o Náutico apresentou em campo um futebol à altura da sua campanha. O Santa Cruz, por sua vez, tentou pressionar o adversário, mas pagou o preço pela dificuldad­e para criar jogadas. Neste cenário, apesar da posse de bola bastante equilibrad­a para os dois lados, os alvirrubro­s conseguira­m abrir vantagem logo na etapa inicial. Aos 18, Hereda, que levou vantagem na força, escapou do corte de Derley e encontrou Kieza na área, que abriu o placar para o Timbu.

Apenas aos 32 minutos o Santa teve uma boa chance no jogo, com uma chegada pela esquerda. Eduardo deixou para Pipico finalizar, mas o camisa 9 parou na defesa do Timbu. Chiquinho entrou na jogada, chutou, mas mandou para fora. Apesar de emendar alguns minutos no ataque e reclamar de um pênalti de Camutanga em Pipico, não conseguiu balançar as redes.

Para o segundo tempo, a equipe comandada pelo técnico Hélio dos Anjos não teve nenhuma mudança. Do lado do Santa Cruz, o técnico Bolívar voltou para o segundo tempo com duas mudanças no meio de campo e uma no ataque, trocando Derley e Elicarlos por Karl e Augusto, além de acionar França no lugar de Bustamante. A estratégia de Hélio continuou surtindo mais efeito.

Aos seis minutos, o lateral-direito Digão cometeu falta em Bryan, na área, dando pênalti para o Náutico. Kieza cobrou, aumentou o placar para 2x0 e deixou o Timbu ainda mais perto da final.

Nem assim o Santa Cruz jogou a toalha e, aos 45 minutos do segundo tempo, conseguiu balançar as redes, mas com um gol contra de Paiva. Com isso, os cinco minutos de acréscimos se tornaram a chance da Cobra Coral levar a decisão para os pênaltis e quase conseguiu com Adriano, aos 47, mas o atacante mandou por cima do gol de Alex Alves.

 ??  ??
 ??  ?? ESQUADRÃO Como já virou marca registrada, jogadores do Náutico comemoram os gols juntos e de braços cruzados. Timbu vai decidir título contra Sport ou Salgueiro
ESQUADRÃO Como já virou marca registrada, jogadores do Náutico comemoram os gols juntos e de braços cruzados. Timbu vai decidir título contra Sport ou Salgueiro
 ?? BOLA NA REDE Kieza marcou duas vezes e chegou a nove no Estadual deste ano ??
BOLA NA REDE Kieza marcou duas vezes e chegou a nove no Estadual deste ano
 ??  ?? APITO Rafael Traci (Fifa-SC) teve trabalho. Santa reclamou de pênalti em Pipico
APITO Rafael Traci (Fifa-SC) teve trabalho. Santa reclamou de pênalti em Pipico
 ??  ?? HISTÓRIA Hélio já ganhou o Pernambuca­no, só que pelo Sport, em 1996/97 e 2003
HISTÓRIA Hélio já ganhou o Pernambuca­no, só que pelo Sport, em 1996/97 e 2003

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil