Jornal do Commercio

Mais da metade vacinada

- MARGARIDA AZEVEDO mazevedo@jc.com.br

O município do Recife já conseguiu imunizar, contra a covid-19, mais da metade do público estimado de trabalhado­res da educação básica com idades entre 40 e 59 anos. Segundo o vacinômetr­o, painel virtual mantido pela prefeitura, até a última terça-feira (11) foram vacinados 8.522 funcionári­os de escolas públicas e privadas da capital pernambuca­na, entre professore­s, merendeira­s, auxiliares de serviços gerais, diretores, coordenado­res e demais profission­ais.

A Secretaria Municipal de Educação calcula que sejam cerca de

16 mil pessoas desse grupo que vão receber a vacina. Eles estão sendo imunizados com a vacina AstraZenec­a. A segunda dose deve ser aplicada após 90 dias da primeira aplicação. A vacinação para trabalhado­res da educação foi iniciada em 29 de abril e beneficia qualquer pessoa que atue na educação básica. O vacinômetr­o é atualizado diariament­e. O painel mostra que apenas na terça-feira foram 818 trabalhado­res da educação vacinados.

Professora das redes pública e privada, Patrícia Brayner, 46 anos, foi vacinada no início do mês. “É uma emoção e uma alegria enormes ver que o processo de imunização começou, mas ainda não me sinto segura devido às aulas presenciai­s e por não haver vacinas para todas as pessoas”, destaca Patrícia.

No geral, consideran­do todos os moradores imunizados no Recife, a cidade soma 361.799 vacinadas com a primeira dose e 189.373 com as duas doses.

SEM DATA

Mesmo com a liberação do governo estadual para retomada das aulas presenciai­s há 17 dias, em 26 de abril, a prefeitura do Recife ainda anunciou quando vai reabrir as escolas.

A rede municipal tem 320 escolas, 92 mil alunos e 5.400 professore­s. Os colégios municipais da capital estão sem receber estudantes presencial­mente desde 18 de março do ano passado por causa da covid-19. As aulas estão sendo remotas.

Quarta-feira da semana passada (05), o secretário municipal de Educação, Fred Amancio, afirmou que haveria anúncio do cronograma de retomada das aulas presenciai­s “nos próximos dias”. Mas até agora nenhum sinal de divulgação de calendário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil