Jornal do Commercio

Vai ou não vai?

Assim como na fase semifinal, houve mudança agora no árbitro do primeiro jogo da final entre Sport e Náutico

- CAROLINA FONSÊCA esportes@jc.com.br

Se continuar chovendo, dificilmen­te a Ilha terá condições de receber primeira final Pernambuca­no entre Sport e Náutico, domingo.

Oprimeiro jogo da final do Campeonato Pernambuca­no terá arbitragem de Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ) e não mais de Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO), que agora apitará a final do Campeonato Goiano. A mudança foi oficializa­da ontem pela Federação Pernambuca­na de Futebol (FPF), ao ser notificada pela Comissão Nacional de Arbitragem sobre a mudança. A FPF também admitiu que outras mudanças podem, sim, acontecer até a data do jogo.

Sport e Náutico fazem o primeiro jogo da decisão no próximo domingo (16), até o momento na Ilha do Retiro - veja matéria ao lado. Segundo Evandro Carvalho, presidente da FPF, a comissão não dá justificat­iva para a substituiç­ão dos árbitros, mas ele se informou via imprensa de que Wilton esteve na Argentina para apitar outro jogo e a Federação de Goiás não tinha autorizado a escalação dele para a final do Pernambuca­no.

“Quem escala é a comissão. Ela pode fazer o que ela quiser, escalar é uma prerrogati­va dela. Designar, retirar, substituir, ela não dá satisfação. Faz do jeito que achar melhor. Achou que era melhor escalar ele aqui, escalou. Agora achou que não e retirou”, disse Evandro.

No ofício enviado à FPF sobre a alteração, a Comissão de Arbitragem justificou que a mudança “deveu-se à necessidad­e da Federação Goiana em utilizar o árbitro de seu quadro, na mesma data”.

POLÊMICAS

Polêmicas envolvendo a arbitragem não são novidade no Campeonato Pernambuca­no. Ainda na primeira fase, os árbitros de Pernambuco, insatisfei­tos com o fato de o Sport e o Retrô solicitare­m arbitragem de fora do Estado, decidiram que não apitariam mais partidas dessas duas equipes.

Nas semifinais, as atenções se voltaram para falta de padronizaç­ão na arbitragem dos dois jogos. Enquanto Náutico x Santa Cruz, a princípio, teria o Árbitro de Vídeo (VAR), Sport x Salgueiro teria, por solicitaçã­o do rubro-negro, arbitragem Fifa.

O árbitro escalado para o Clássico das Emoções foi Tiago Nascimento e, pouco depois do anúncio, o vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga, disparou críticas contra Tiago. Sem a confirmaçã­o do VAR para as semifinais, a FPF tirou Tiago Nascimento e Rafael Traci (Fifa-SC) acabou apitando Náutico x Santa Cruz.

 ??  ??
 ??  ?? ALAGADO As fortes chuvas castigaram o gramado da Ilha do Retiro, que dificilmen­te terá condições de jogo para a final do Pernambuca­no
ALAGADO As fortes chuvas castigaram o gramado da Ilha do Retiro, que dificilmen­te terá condições de jogo para a final do Pernambuca­no
 ??  ?? SUBSTITUIÇ­ÃO Primeiro jogo da final do Pernambuca­no terá arbitragem de Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ)
SUBSTITUIÇ­ÃO Primeiro jogo da final do Pernambuca­no terá arbitragem de Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil