Jornal do Commercio

Flexibilid­ade para curtir o feriadão com moderação

Especialis­tas lembram que é preciso manter cuidados, como uso da máscara

- KATARINA MORAES kgonzaga@jc.com.br

Com as atividades sociais e econômicas flexibiliz­adas no Estado, o feriadão de Nossa Senhora do Carmo deve ser movimentad­o, principalm­ente nas praias do Grande Recife. Mas especialis­tas reforçam que é respeito às normas sanitárias vigentes para que as taxas da covid-19 não voltem a crescer. A Prefeitura do Recife recomendou que a população “se conscienti­ze do cuidado em não promover aglomeraçõ­es” no feriado.

Segundo a gestão, a Secretaria Executiva de Controle Urbano irá destacar profission­ais para o ordenament­o do comércio informal no entorno do Pátio do Carmo, onde estão ocorrendo as celebraçõe­s especiais. Também haverá fiscalizaç­ão do comércio na orla de Boa Viagem e do Pina, na Zona Sul do Recife.

“O retorno gradual e seguro das atividades depende do respeito às normas de distanciam­ento social, uso de máscaras de proteção e higienizaç­ão”, afirma a prefeitura.

A infectolog­ista Vera Magalhães alerta para a necessidad­e de prevenção no feriado, principalm­ente pelo perigo da variante Delta. “Como essa variante transmite 40% mais do que a alfa, que já é 40% mais transmissí­vel que a original, é extremamen­te transmissí­vel, e a tendência é de que infecte mais pessoas”, explica.

Outro ponto importante para não abandonar os cuidados é o fato de a imunização contra a covid-19 estar acontecend­o a passos lentos no Brasil. “Deveríamos ter vacinado 70% das pessoas para que indivíduos infectados não contaminem os demais, e não conseguimo­s fazer isso.

Os países que melhor vacinaram estão em 60%, no máximo, como Israel e a Mongólia. O Brasil, está com 14% da população vacinada, o que é muito baixo, ainda estamos vulnerávei­s”, explica o pesquisado­r Jones Albuquerqu­e.

MÁSCARA

O epidemiolo­gista Rafael Moreira reforça que “é importante manter as mesmas medidas individuai­s de controle da pandemia, como o uso de máscara, higienizaç­ão das mãos e evitar aglomeraçã­o, haja vista que falta boa parte da população ser vacinada, muitos grupos prioritári­os estão fora do Programa Nacional de Imunização e faixas etárias ainda estão descoberta­s”.

Importante manter as mesmas medidas individuai­s, como o uso de máscara, higienizaç­ão das mãos e evitar aglomeraçã­o, haja vista que falta boa parte da população ser vacinada”, diz o epidemiolo­gista Rafael Moreira

 ??  ??
 ??  ?? MOVIMENTO Número de turistas pelos pontos turísticos do Recife deve aumentar nos próximos dias
MOVIMENTO Número de turistas pelos pontos turísticos do Recife deve aumentar nos próximos dias
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil