Jornal do Commercio

A hora do novo presidente

Depois de muitos dias turbulento­s, com crises financeira e política atingindo o elenco, Sport faz eleição para escolher mandatário

- DAVI SABOYA Twitter: @davisaboya

Apartir da noite de hoje, a crise política do Sport promete esfriar. A data marca a polêmica eleição suplementa­r para o Executivo, das 8h às 18h, na Ilha do Retiro. O Leão vive um período turbulento de transição desde as renúncias de Milton Bivar e Carlos Frederico no mês passado. Duas chapas disputam o pleito. A chapa 1, “Coragem e Honestidad­e”, encabeçada por Zé Valadares, que tem Fernando Pessoa como vice, e a chapa 2, “Sport na Raça”, com Leonardo Lopes na disputa pela presidênci­a e Yuri Romão concorrend­o à suplência.

A eleição vai acontecer novamente, assim como em abril, no formato de drive thru. No geral, 9.282 sócios estão aptos. Em comum acordo entre as chapas, ficou decidido que o colégio eleitoral será o mesmo do último pleito. Ou seja, os adimplente­s há um ano e que participar­am da última disputa.

Poderão participar da votação os associados das categorias benemérito, proprietár­io, remido, subscritor, patrimonia­l e contribuin­te. Ao todo, 17 urnas estarão à disposição dos torcedores em três setores do clube. Além do uso obrigatóri­o de máscaras e do álcool em gel, o clube recomenda que o sócio não saia do carro para votar, como também que lembre da carteira do clube e um documento oficial com foto.

O Sport atualmente é comandado pelo presidente interino Pedro Lacerda. Ele se licenciou da presidênci­a do Conselho Deliberati­vo após o presidente do executivo, Milton Bivar, e o seu vice, Carlos Frederico, renunciare­m aos cargos, através uma carta divulgada pela imprensa.

Nesse período, houveram muitos protestos da torcida tanto na sede leonina quanto nas redes sociais. Isso porque foi cogitada a possibilid­ade de uma eleição indireta, dentro do Deliberati­vo. Além disso, foi dado um prazo de 90 dias para Lacerda convocar a eleição. O que iria de encontro ao que determina o estatuto.

Imbróglio ficou em torno da candidatur­a a presidente de Nelo Campos. Ele foi acusado pelo pré-candidato Rodrigo Miranda de falsificar a certidão negativa do Serasa. Após avaliação da Comissão Eleitoral, Nelo teve o registro impugnado e a decisão reiterada em dois recursos. Assim, depois de muita especulaçã­o, Leonardo Lopes assumiu a cabeça da chapa “Sport na Raça” e Yuri Romão virou o candidato a vice-presidente.

CRISE COM O ELENCO

Quem vencer a eleição terá como primeira missão a de tranquiliz­ar o elenco. Nos últimos dias, a torcida rubro-negra presenciou atritos dos dirigentes com os jogadores por conta dos salários atrasados. André chegou a declarar, numa entrevista, que o Sport precisava de um presidente para ajudar o elenco. Ontem, foi a vez do colombiano Renteria anunciar a sua saída da Ilha do Retiro.

O volante conseguiu a rescisão indireta do contrato com o Sport através da Justiça. Ele teve a antecipaçã­o de tutela negada na terça-feira, mas a decisão foi reconsider­ada pela Juíza do Trabalho Substituta Mariana Carvalho Milet, ontem, e o pedido parcialmen­te atendido. No despacho, ela diz que o cabeça de área tem uma proposta do clube português Acadêmico de Viseu Futebol Clube.

Renteria desembarco­u no Sport em abril junto com o zagueiro Sabino e o também volante Zé Welison. Porém, ele não disputou nenhuma partida e foi sequer relacionad­o. Na Justiça, o volante colombiano cobra pouco mais de R$ 1,1 milhão de pagamentos atrasados entre salários e luvas, de abril, maio e junho, como também depósitos de FGTS.

Inicialmen­te, o cabeça de área pediu para deixar o Sport alegando problemas pessoais diante da distância da família que está sem poder sair da Colômbia por causa da pandemia da covid-19. Após Renteria entrar com uma ação na Justiça do Trabalho, o diretor de futebol Manoel Veloso chegou a dizer que o empresário do atleta, Taveira, sinalizou um acordo em um reunião presencial. No entanto, as tratativas não devem ter avançado.

 ??  ?? NOVA ERA?
Em meio à crise financeira e política, Leonardo Lopes e José Valadares disputam o voto do torcedor para comandar o Sport até final de 2022
NOVA ERA? Em meio à crise financeira e política, Leonardo Lopes e José Valadares disputam o voto do torcedor para comandar o Sport até final de 2022

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil