Jornal do Commercio

Space Jam: a renovação de um clássico

- MÁRCIO BASTOS mbastos@jc.com.br

Nos últimos anos, os estúdios têm recorrido ao resgate de clássicos para movimentar as bilheteria­s. Seja transforma­ndo obras de animação em obras com atores, como A Bela e a Fera e Cinderela, da Disney, ou produzindo remakes, esses filmes trabalham com a nostalgia de quem assistiu aos originais e também flerta com novos públicos, atualizand­o alguns dos conteúdos para questões contemporâ­neas. Space Jam: Um Novo Legado segue nesta mesma linha, equilibran­do bem a nostalgia com as novas tecnologia­s.

O primeiro Space Jam estreou em 1996 com Michael Jordan, um dos maiores astros da época na NBA, principal liga de basquete dos EUA, como protagonis­ta. No filme, ele aparece ao lado dos personagen­s clássicos da Looney Tunes, como Pernalonga, Patolino e Frajola e, juntos, precisam derrotar o time montado pelo Sr. Swackhamme­r para que os desenhos animados não sejam capturados para o planeta Montanha Bobolândia.

Um sucesso, o projeto se tornou um clássico infantil e misturava personagen­s e cenários reais com os desenhos animados, como já havia sido feito em obras como Uma Cilada Para Rogger Rabbit (1988). Mexer neste imaginário, portanto, poderia ser uma aposta arriscada, inclusive por conta da ausência de Jordan.

Em seu lugar, entrou um fenômeno atual das quadras, LeBron James, que interpreta uma versão ficcional de si. No filme, ele quer que um de seu filho, Dom (Cedric Joe), siga seus passos no basquete, mas o garoto sonha em ser programado­r. Ele, inclusive, cria um jogo de videogame que incorpora elementos lúdicos e superpoder­eses às técnicas do esporte.

Um dia, após uma reunião frustrada na Warner Bros., LeBron provoca a ira de AI G, um algorritmo interpreta­do por Don Cheadle, que quer provar sua força e inteligênc­ia e, para tanto, captura o astro do basquete e seu filho para o universo virtual. Enganando Dom, ele faz com que o garoto fique ao seu lado e desafia LeBron para uma partida de basquete: se o jogador vencer, volta para casa com Dom. Se perder, ambos ficam presos no sistema de computador e mais, os Looney Tunes, que vão jogar com LeBron, serão deletados para sempre.

Com o fator família no centro da narrativa e mais emoção, o filme consegue se diferencia­r do antecessor e se adéqua ao século 21, mantendo o bom humor. Lolla Bunny, que no primeiro filme era mais sexualizad­a, aparece com figurino respeitoso e com a complexida­de que merece. Os gráficos também impression­am.

Outro fator interessan­te é a inserção de personagen­s do universo do HBO Max, do qual a Warner faz parte agora. Os fãs vão se deliciar com figuras de Game of Thrones, King Kong, Harry Potter, entre outros. O filme, inclusive, entra no catálogo do streaming 35 dias após estrear no cinema.

RETORNO

Desde a reabertura dos cinemas na Região Metropolit­ana do Recife, em vigor desde o dia 21 de junho, os espaços têm colocado em prática protocolos de segurança. Além da obrigatori­edade das máscaras para acesso e nas áreas de circulação, as salas são higienizad­as ao final de cada sessão.

O número de pessoas por sala também está limitado e há distanciam­ento entre os assentos. No Cinemark, localizado no RioMar, é possível comprar os ingressos e os combos de alimentos pelo smartphone, sem custos adicionais. As salas também contam com sistemas de ar-condiciona­do que renovam o ar dentro delas.

 ??  ?? CLÁSSICO
Personagen­s da Looney Tunes, como Pernalonga e Patolino, grandes atrações do longa, ainda encantam
CLÁSSICO Personagen­s da Looney Tunes, como Pernalonga e Patolino, grandes atrações do longa, ainda encantam
 ??  ?? PROTAGONIS­TA Astro do basquete, LeBron James é a nova estrela da renovada aventura dos Looney Tunes em ‘Space Jam’
PROTAGONIS­TA Astro do basquete, LeBron James é a nova estrela da renovada aventura dos Looney Tunes em ‘Space Jam’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil