Jornal do Commercio

Se ligue no vestibular seriado

UPE Inscrições para as provas começam amanhã. Candidato realizará os testes ao final de cada série do ensino médio

- MARGARIDA AZEVEDO mazevedo@jc.com.br

Única instituiçã­o pública a adotar o vestibular seriado no Estado, a Universida­de de Pernambuco (UPE) inicia amanhã as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Nesse formato, o estudante realiza provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio, mas só concorre às vagas no último ano. A principal novidade deste ano é o aumento de vagas destinadas aos candidatos que estudaram em escola pública. Passará de 20% para 30%.

São 1.740 vagas para o SSA, que correspond­em a 50% das vagas ofertadas pela universida­de. Significa que desse total, 522 vagas serão para ex-alunos da rede pública (devem ter estudado do 6º ano do fundamenta­l do ensino fundamenta­l ao 3º ano do ensino médio na rede pública). Em 16 anos de existência da política afirmativa, é a primeira vez que haverá aumento das vagas para cotistas. A outra metade das vagas é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Enem.

“O Plano de Desenvolvi­mento Institucio­nal da UPE prevê chegar a 40% das vagas para cotas até 2023. É uma meta. Mas só podemos avançar nessa política de acesso se houver também investimen­tos na assistênci­a estudantil. O governo estadual precisa ampliar as verbas para isso. Porque o acesso do estudante deve vir acompanhad­o de ações que possibilit­em a permanênci­a dele na universida­de”, destaca o pró-reitor de graduação e presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins.

As inscrições podem ser feitas até 19 de agosto e são online. A taxa para participar é de R$ 110. Estudante que possui o NIS pode pedir gratuidade. O período de solicitaçã­o de isenção é de amanhã até sexta-feira (23).

Ernani Martins informa que a UPE vai disponibil­izar um documento detalhando as mudanças no sistema de cotas. Além de ampliar a quantidade de vagas, foi criado o critério de vulnerabil­idade social. Dos 30% das vagas das cotas, metade vai para aluno que tem renda familiar, por membro da família, de até 1,5 salário mínimo. Os outros 15% serão para o candidato com renda familiar acima disso. Outra novidade é a inclusão do egresso de escola federal como cotista.

Outra novidade é que as provas do SSA 1, para os alunos do 1º ano, e do SSA 2, para os estudantes dos 2º anos, serão em dois domingos seguidos, nos dias 5 e 12 de dezembro, como ocorre no Enem. Antes eram aplicadas em um domingo e uma segunda-feira. O SSA 3 permanecer­á em dois dias seguidos. As provas serão em 19 e 20 de dezembro.

Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.

 ??  ??
 ??  ?? NOVIDADE Provas do SSA 1, destinadas aos alunos do 1º ano, e do SSA 2, para os estudantes dos 2º anos, serão em dois domingos seguidos, como ocorre com o Enem
NOVIDADE Provas do SSA 1, destinadas aos alunos do 1º ano, e do SSA 2, para os estudantes dos 2º anos, serão em dois domingos seguidos, como ocorre com o Enem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil