Jornal do Commercio

Panorama da covid preocupa

- AFP

Oalto funcionári­o da saúde pública dos Estados Unidos, Vivek Murthy, disse estar “muito preocupado” com o panorama da covid-19 nos próximos meses e defendeu a ordem de usar a máscara novamente em Los Angeles, afirmando que outras regiões deveriam fazer o mesmo.

O Dr. Murthy, porta-voz do governo para questões de saúde pública, apareceu em vários programas de notícias poucas horas depois que a nova ordem de uso de máscaras em espaços internos entrou em vigor em Los Angeles.

Até agora, nenhuma outra cidade americana restabelec­eu uma medida semelhante, mas Murthy disse que outras seguirão o exemplo diante do aumento de casos da variante Delta, muito mais contagiosa.

“Em áreas onde há baixo número de pessoas vacinadas, ou onde os casos estão aumentando, é muito razoável que os condados tomem mais medidas de mitigação, como o uso de máscaras que se adota em Los Angeles, e eu prevejo que isso acontecerá em outros lugares do país”, disse Murthy à ABC.

Após meses de infecções em declínio, o número de casos de covid-19 disparou 135% nas últimas duas semanas, com aumentos em quase todos os estados do país.

Los Angeles também sofreu um aumento significat­ivo. “Nos últimos dias, atingimos quase 1.900 casos e mais de 460 pessoas estão agora em nossas unidades (de terapia intensiva)”, disse à ABC Hilda Solís, membro do Conselho de Supervisor­es do Condado de Los Angeles.

Apesar das tentativas das autoridade­s de saúde de garantir a segurança e eficácia das vacinas, o ceticismo persiste, em parte pela desinforma­ção que alimenta um aumento de casos em muitas regiões.

97% dos hospitaliz­ados em junho não haviam sido vacinados, disse Rochelle Walensky, diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que disse que a covid “está se tornando a pandemia dos não vacinados”. Apenas 48% dos americanos estão totalmente imunizados.

A combinação da variante Delta e o atraso na vacinação deixou

Murthy “profundame­nte preocupado” com as perspectiv­as para o outono, à medida que mais pessoas voltam ao trabalho e crianças não vacinadas voltam à escola.

Como o presidente Joe Biden e outros funcionári­os do governo, Murthy criticou duramente as mídia sociais por seu papel na proliferaç­ão de desinforma­ção sobre a covid-19.

“As plataforma­s precisam reconhecer que desempenha­ram um papel importante no aumento da velocidade e da escala com que a desinforma­ção se espalha”, disse ele à CNN.

“E não vemos progresso suficiente”, acrescento­u.

INGLATERRA

A Inglaterra levanta, hoje, quase todas as restrições ligadas à pandemia, em um dia batizado de “Freedom Day”, e apesar do aumento do número de infectados, que preocupa cientistas e políticos.

Os estabeleci­mentos e estádios podem voltar a funcionar com capacidade máxima, as casas noturnas podem aceitar mais pessoas, os pubs podem retomar o serviço de bar, e não há mais limite no número de pessoas que podem se reunir. O uso da máscara deixa de ser obrigatóri­o.

 ??  ?? EUA Alto funcionári­o da saúde defende o retorno do uso de máscara
EUA Alto funcionári­o da saúde defende o retorno do uso de máscara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil